«A Menina e a Gata» de Mala Kacenberg

Com 12 anos, Mala era apenas uma criança, mas teve de se debater com desafios que deitariam por terra até os mais destemidos. A autora de A Menina e a Gata, livro que chega a Portugal a 13 de janeiro, conta de maneira pungente a história real que faz dela uma sobrevivente do Holocausto. Com tradução de Rute Mota, este é um inesquecível relato do horror vivido durante a Segunda Guerra Mundial, apenas atenuado pela presença de uma gata: «Chamei-lhe Malach, que significa anjo em hebraico, e imaginei que ela era um verdadeiro anjo que olhava por mim.»

Sinopse

Tendo crescido na pequena cidade polaca de Tarnogród, nas imediações de uma densa floresta, Mala Szorer teve uma infância feliz e despreocupada no seio de uma família judaica. Mas aos 12 anos, com a invasão alemã, a sua cidade torna-se um gueto e a sua família e amigos são reduzidos à pobreza extrema e à fome. Mala decide resolver o problema sozinha: corajosamente, arranca a sua estrela amarela e arrisca a vida ao fugir para as aldeias vizinhas para tentar obter comida.

No caminho de regresso, assiste à deportação dos seus entes mais queridos. Para sobreviver, Mala afasta-se de tudo aquilo que ama e vai viver sozinha na floresta, escondendo-se dos nazis e dos aldeões hostis. Mala é seguida pela sua gata, que a acompanha e parece vir em seu socorro – milagrosamente – uma e outra vez. Malach, a gata, torna-se a sua família e o seu único refúgio na solidão, um guia e uma luz para manter a esperança, mesmo perante a mais insondável escuridão.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Sobre a Autora

Mala Kacenberg nasceu em 1927, no seio da família Szorer, em Tarnogród, na Polónia. Quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu, Mala, com 12 anos de idade, teve de defender-se sozinha. Tendo sido a única pessoa da família a escapar à deportação, conseguiu sobreviver graças à sua inteligência, à sua coragem e à ajuda de um anjo da guarda (a gata Malach). Depois do fim da guerra, com outros refugiados judeus, emigrou para Londres, onde criou uma grande família.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *