Arquitetura Portuguesa – História Essencial, de Paulo Pereira

A definitiva síntese que faltava a todos os professores, alunos, conhecedores ou interessados na história da arquitetura portuguesa do reconhecido historiador da arte Paulo Pereira chega em abril, numa edição cuidada da Temas e Debates.


Ao longo de 19 capítulos, Arquitetura Portuguesa – História Essencial sintetiza o magnífico percurso e os desenvolvimentos criativos que conduziram à arquitetura contemporânea em Portugal. Baseando-se na sua experiência enquanto professor, Paulo Pereira focou-se no que é essencial para uma aprendizagem profunda, seja para quem estuda, para quem ensina ou simplesmente para quem se interessa pela história da arquitetura portuguesa.


Arquitetura Portuguesa – História Essencial é um completo resumo que acompanha os vários períodos – Pré-História, Românico, Gótico, Renascimento, Barroco, Neoclassicismo, Modernismo e todos os outros – que foram verdadeiramente marcantes para a evolução desta forma de arte. Todos os textos são acompanhados por fotografias, plantas ou outras ilustrações que oferecem ao leitor os elementos visuais absolutamente imprescindíveis para uma excelente explicação do que é e do que foi a arquitetura em Portugal.


Um autêntico manual de história da arquitetura que não se destina só a um público académico mas foi pensado para todos os que se interessam por este tema. Até agora, os interessados na história da arquitetura em Portugal, profissionais ou amadores, alunos ou professores, não possuíam à sua disposição uma síntese substancial apta a ser consultada para a recolha de informação essencial e para conhecer problemáticas pendentes. Com esta obra, publicada pela Temas e Debates, o notável historiador da arte Paulo Pereira dá-nos a síntese das sínteses sobre a arquitetura portuguesa

Sinopse:
Até agora, os interessados na história da arquitetura em Portugal, profissionais ou amadores, alunos ou professores, não possuíam à sua disposição uma síntese substancial apta a ser consultada para a recolha de informação essencial e para conhecer problemáticas pendentes. Com esta obra, o notável historiador da arte Paulo Pereira dá-nos uma síntese das sínteses sobre a arquitetura portuguesa, organizada de forma cronológica.


Sobre o autor:
Paulo Pereira é historiador da arte, mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e doutor em História da Arquitetura pela FAUTL. Participou como conferencista convidado em diversos seminários, palestras e congressos em Portugal, Espanha, França (CNRS), Alemanha, Itália, EUA e Brasil e colaborou em numerosos catálogos relativos a temas da disciplina. Organizou várias exposições em Portugal e no estrangeiro. Foi vice-presidente do IPPAR entre 1995 e 2002. Dirigiu a História da Arte Portuguesa (Círculo de Leitores, 3 vols., 1995). Publicou Lugares Mágicos de Portugal (Círculo de Leitores, 8 vols., 2004-2005). Foi codiretor da exposição Neue Welten (Novos Mundos), mostrada no Deutsches Historisches Museum de Berlim. Publicou o volume Arte Portuguesa – História Essencial (Temas e Debates, 2011). Publicou também a coleção Decifrar a Arte Portuguesa (Círculo de Leitores, 8 vols., 2014) e a coleção Arte e Ciência (Círculo de Leitores, 5 vols., 2018). É professor auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Sobre o livro:
Género: Arte / Arquitetura

Formato: 16×24 cm

Nº de páginas: 632 + 32

PVP: € 24,90

ISBN: 9789896446499

Author: Sílvia Reis

Professora de Inglês e Alemão e tradutora é, hoje em dia, mãe a tempo inteiro e trabalhadora multi-funções em part-time. O pouco, muito pouco, tempo livre que lhe resta, é utilizado para ler. Podem segui-la no Blog O Dia da Liberdade, no facebook e no instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *