Breve História da Massa Italiana, de Luca Cesari

O JORNALISTA GASTRONÓMICO LUCA CESARI ESCREVE SOBRE AS ORIGENS DA MASSA ITALIANA – Uma história de fazer crescer água na boca

A massa italiana… Só de pensar já sentimos o aroma de um molho de tomate a envolver massa fettuccini fresca, uma lasanha acabada de sair do forno ou uma carbonara autêntica. Sim, porque a verdadeira carbonara não leva natas. Ou será que leva?


Quantas vezes já assistiu a esta discussão sobre as natas ou os ovos naquele que é um dos mais conhecidos pratos de massa italiana? Pois, é sobre isso mesmo que o jornalista gastronómico e historiador Luca Cesari – alimentado carinhosamente a tagliatelle e tortellini por uma avó cozinheira, como se ressalva na biografia do autor – se propõe responder no livro Breve História da Massa Italiana.


Este é um livro divertido que, com história e humor, traça o percurso gastronómico, histórico e cultural de dez pratos italianos célebres. De massa, claro!

Sinopse do livro:
Já deu por si à mesa com aquele colega que se queixa de não conseguir encontrar uma carbonara que não leve natas? Ou ouviu o lamento sofrido de um amigo recém-chegado de Bolonha, indignado por ver um ragu servido com esparguete em vez de tagliatelle? Estas são as dores – sérias e apaixonantes – dos verdadeiros apreciadores da culinária italiana. E são também as questões que o presente livro investiga, com rigor histórico e uma dose generosa de humor e verve literária.


Ora vamos lá saber definitivamente: A carbonara leva natas? Destrói-se uma amatriciana se se juntar cebola ao refogado? A lasanha é comida de camponeses ou um prato luxuoso? Qual a melhor receita para um pesto genovese do qual os seus sogros nunca se vão esquecer? A pasta foi mesmo trazida da China por Marco Polo? E há quanto tempo é que é sinónimo de comida italiana? Prepare-se, porque algumas das respostas serão surpreendentes!


Este é um livro cativante, de viagens à volta da mesa e à volta do mundo, para aficionados de gastronomia e de cultura italiana.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Crítica internacional:


«Neste livro não faltam surpresas; os mitos e tradições são desmistificados, com todo o respeito pelos gastropuristas.»
Il Gambero Rosso


«Um livro multifacetado que nos revela uma parte essencial de todos nós: aquela que nos mantém unidos à volta da mesa.»
Io Donna


«O autor defende a criatividade, mas acaba por admirar as receitas antigas, que soam como melodias.»
Il Mattino


Sobre o autor:

Nascido em Bolonha nos anos 70, Luca Cesari foi uma criança esquisitinha, alimentada carinhosamente a tagliatelle e tortellini por uma avó cozinheira. Talvez por isso Luca Cesari, o adulto, se tenha tornado historiador e jornalista gastronómico, com um especial interesse na origem dos pratos mais famosos e representativos da tradição italiana. Escreve para várias publicações, entre elas a seminal Gambero Rosso e o Sole 24 Ore.


Blogue: ricettestoriche.it

Sobre o livro:
Género: História/História Geral

Formato: 15 x 23,5 cm

Nº de páginas: 280

PVP: € 17,70

ISBN: 9789722541763

Author: Sílvia Reis

Professora de Inglês e Alemão e tradutora é, hoje em dia, mãe a tempo inteiro e trabalhadora multi-funções em part-time. O pouco, muito pouco, tempo livre que lhe resta, é utilizado para ler. Podem segui-la no Blog O Dia da Liberdade, no facebook e no instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *