“Calma, Vai Correr Tudo Bem” de Sofia Arruda

Sofia Arruda lança o seu primeiro livro:Calma, vai correr tudo bem

Foi o seu mantra durante a gravidez e tornou-se o título do seu primeiro livro: Calma, vai correr tudo bem é o testemunho de Sofia Arruda sobre tudo o que descobriu durante a gravidez e pós-parto, não apenas do que tem de maravilhoso, mas também um desabafo sobre o medo, ansiedade e sentimento de culpa que tantas mulheres tentam ultrapassar quando entram no “mundo da maternidade”.

Nestes dois anos de jornada, contou com o apoio de várias profissionais, como a enfermeira Carmen Ferreira, a psicóloga Clementina Almeida e a fisioterapeuta Mariana Rosa, especializada em saúde da mulher, que participam também neste livro, ideal para mães (e pais), de agora ou do futuro. Porque sim, é preciso ter calma e acreditar que vai correr tudo bem.

Sinopse

Engravidar, ter um filho, amamentar, não dormir, recuperar. Milhões de mulheres o fazem diariamente, em todo o mundo, uma e outra vez. Entram na estrada da maternidade com um certo espírito de missão e sacrifício que faz com que, de longe, pareça uma coisa simples. Uma coisa fácil, para a qual todas as mulheres nascem. Mas não é verdade.

Engravidar, ter um filho, amamentar, não dormir, recuperar é difícil. Muito difícil, mesmo quando se tem uma rede de apoio feita de pessoas disponíveis para ajudar. Sofia Arruda, actriz e mãe, gostava de ter sabido algumas coisas antes de ter entrado na aventura da maternidade. Gostava que lhe tivessem dito que a amamentação pode ser um processo doloroso, que não é normal sentir tristeza após o parto, ou mesmo que, quando nasce um bebé, nasce uma mãe carregada de culpa infundada. E como ninguém lhe disse, decidiu que seria ela a dizê-lo às mães (e pais) – as que já são e as que ainda vão ser.

Partindo do relato da sua própria experiência e recorrendo a testemunhos de outras mães e de profissionais de saúde como a enfermeira Carmen Ferreira, Clementina Almeida, psicóloga e fundadora da clínica For Babies Brain, e a fisioterapeuta Mariana Rosa, especializada em saúde da mulher, Sofia desconstrói uma série de mitos e crenças e dá ferramentas para que as mulheres possam tomar as rédeas do seu bem-estar durante a gravidez e o pós-parto.

Da Introdução

«Antes de mais, é preciso acabar com esta ideia romântica de que a gravidez é uma coisa globalmente feliz, linda, indolor e absolutamente inata a qualquer mulher e, depois, pôr os pontos nos is, chamar os bois pelos nomes, e pôr a circular toda a informação valiosa que fui recolhendo com a equipa clínica que me acompanhou desde o dia em que soube que estava grávida até hoje.

Não sou médica nem tenho nenhum conhecimento específico na área da saúde, mas ganho muito por ser curiosa (e um pouquinho chata) e por não hesitar em fazer as perguntas sobre as coisas mais estapafúrdias sem me sentir minimamente constrangida. Acreditem ou não, tenho uns quantos cadernos que fui preenchendo em todas as consultas que fiz e que me serviram de material de estudo em muitas alturas de dúvida e incerteza.

No essencial, este é um livro onde estão compilados os cuidados de saúde física, emocional e sexual que adoptei ao longo da gestação e que espero que sejam para vós, como foram para mim, um balão de oxigénio e uma confirmação de que, afinal, não era só comigo que acontecia.

[…]

A gravidez é um momento indescritivelmente feliz na vida das mulheres que têm o desejo de serem mães, mas não é por ser algo muito desejado que se torna fácil para toda a gente.

Esta é a minha história e pode ser a de muitas de vós. Nela partilho convosco os meus medos e frustrações, os meus momentos-limite e as minhas conquistas.»

Sobre a Autora

Sofia Arruda nasceu em Lisboa, em 1988. Iniciou a sua carreira de atriz com apenas 11 anos. Sofia tornou-se conhecida no papel de Carmo, na série da TVI Super Pai, conciliando sempre os estudos com telenovelas, filmes e peças de teatro. Frequentou a faculdade Católica de Lisboa no curso de Comunicação Social com vertente em Jornalismo. Aos 31 anos, foi mãe do Xavier e Calma, Vai Correr Tudo Bem é o seu primeiro livro.

Nas livrarias a 12 de Janeiro pela editora Arena.

RESERVAR

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *