Histórias incríveis de luta e superação de sobreviventes dos abjetos campos nazis reunidas num livro: Campos de Concentração Nazis – Sobreviventes e Fugitivos
Humilhação, desumanização, violência, atrocidade. Entre 1933 e 1945, milhões de pessoas foram encerradas em campos de concentração e submetidas à barbárie nazi apenas pela sua condição física, mental, étnica, religiosa, social ou sexual não seguir os padrões definidos pela retórica de ódio de Adolf Hitler. Quase oito décadas depois da página mais negra da História contemporânea, Inês Figueiras recupera com rigor alguns dos chocantes e impensáveis relatos de superação e fuga no livro Campos de Concentração Nazis – Sobreviventes e Fugitivos. Um livro para preservar a memória dos sobreviventes do Holocausto, para que a história não se repita.
Já nas bancas e livrarias, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do grupo Cofina.
Sinopse
Há apenas algumas décadas, Adolf Hitler, com a força da sua retórica demagógica, moveu multidões: o discurso de ódio pode ser muito poderoso. Depois, entre 1933 e 1945, milhões de pessoas foram encerradas em campos de concentração nazis, em condições terríveis, somando-se à fome e às doenças, a torpe submissão aos mais variados tipos de violência e humilhação, num processo atroz de profunda desumanização. A dimensão da abominação nazi, que culminou com o gaseamento e os fornos crematórios, terá atingido, em morticínios laterais à Segunda Guerra Mundial, cerca de 11 milhões de mortos.
Este livro reúne as histórias de seres humanos que viveram os horrores dos campos nazis e milagrosamente sobreviveram ou conseguiram até fugir. São pessoas como nós, nascidas na Polónia, na Áustria, na Alemanha, mas também em locais improváveis, como o Brasil ou mesmo Portugal. São judeus, católicos, ciganos… Pessoas que foram espancadas, escravizadas, violadas, mas que, levando a resistência humana a limites impensáveis, sobreviveram. Importa recordar ao mundo as suas histórias. Para que não se repitam.
Sobre a Autora
Inês Figueiras nasceu no dia 3 de julho de 1987, em Custóias, Matosinhos.
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro.
Boas Leituras ❤️