Depois de, em 2019, numa sessão que contou com a participação da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, ter lançado as primeiras seis biografias, a Contraponto anunciou , em conferência de imprensa, mais quatro biografias para a coleção Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, que já tinha seis títulos anunciados (e três publicados), e mais duas no âmbito da coleção de Biografias de Grandes Figuras da História de Portugal, que até ao momento tinha apenas um título anunciado e publicado. Ou seja: a primeira coleção passa a ter 10 títulos e a segunda 3 títulos.
Estas coleções da Contraponto têm a particularidade de, sem prescindirem da investigação e do rigor, biografarem grandes figuras do nosso país através do talento de ficcionistas, de escritores capazes de conferirem aos livros o fôlego narrativo próprio da ficção. Nesta sessão participaram os biógrafos Álvaro Magalhães (que biografou Manuel António Pina), Isabel Rio Novo (Luís de Camões), Joana Bértholo (Almada Negreiros), Patrícia Reis (Maria Teresa Horta), Paulo M. Morais (Egas Moniz) e Pedro Sena-Lino (D. João V), que apresentaram aos jornalistas os respetivos projetos.
Rui Couceiro, editor da Contraponto, acredita “na importância do trabalho que estamos a fazer com estas biografias, tanto no domínio histórico-cultural, como no campo literário” e que “estes dois grandes projetos editoriais contribuirão decisivamente para afirmar o género biográfico em Portugal”. Acrescenta ainda que “a notoriedade dos biografados e a qualidade da prosa dos biógrafos motivam muita gente a comprar estes livros e muitas dessas pessoas são pessoas que nunca tinham lido uma biografia”. Para o editor da Contraponto, “estas coleções querem constituir portas de entrada para o género biográfico”, um género que “tudo permite, desde o arrojo estético da poesia e da ficção, passando pela reflexão própria do ensaio, pela investigação típica do texto académico, pelo contexto dado pela reportagem, ou pelo prazer ou sensação de total imersão que só a melhor ficção literária consegue dar.“
Coleção Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea
JÁ PUBLICADOS
Agustina Bessa-Luís, por Isabel Rio Novo
publicada em fevereiro de 2019, com o título O Poço e a Estrada – Biografia de Agustina Bessa-Luís
Manoel de Oliveira, por Paulo José Miranda
publicada em setembro de 2019, com o título A Morte Não é Prioritária – Biografia de Manoel de Oliveira
José Cardoso Pires, por Bruno Vieira Amaral
publicada em junho de 2021, com o título Integrado Marginal – Biografia de José Cardoso Pires
EM PREPARAÇÃO
Manuel António Pina, por Álvaro Magalhães
publicar no final de setembro de 2021
Amália Rodrigues, por Filipa Melo
a publicar no primeiro trimestre de 2022
Natália Correia, por Filipa Martins
a publicar no final de 2022
Herberto Helder, por João Pedro George
sem data de publicação definida
Maria Teresa Horta, Patrícia Reis
sem data de publicação definida
Egas Moniz, Paulo M. Morais
sem data de publicação definida
Almada Negreiros, por Joana Bértholo
sem data de publicação definida
JÁ PUBLICADO
Marquês de Pombal, por Pedro Sena-Lino
publicada em setembro de 2020, com o título De Quase Nada a Quase Rei – Biografia de Sebastião José de Carvalho
e Melo, Marquês de Pombal
EM PREPARAÇÃO
D. João V, por Pedro Sena-Lino
sem data de publicação definida
Luís Vaz de Camões, por Isabel Rio Novo
sem data de publicação definida
Uma vez que estou interessado nesta colecção e já tenho Agustina Bessa-Luís, Manuel António Pina, Manoel de Oliveira, José Cardoso Pires e Marquês de Pombal gostaria de saber como poderei ter conhecimento das futuras publicações. Aceitam assinatura.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Leite-Pereira
Aconselhamos entrar em contacto com a editora através do seguinte contacto: comunicacao-editora@bertrand.pt. Boas leituras, Sílvia Reis.