Do Rio ao Mar, de Manuel Rui

Um livro de curvas, búzios e falas escritas: Do Rio ao Mar, assinala o regresso à publicação de Manuel Rui, um dos principais escritores angolanos da actualidade e referência da literatura contemporânea em português. Sublime, esta obra a duas vozes, revisita os grandes temas do amor, da fome e da guerra num diálogo ferido de fraterna amizade. Numa edição conjunta da Guerra e Paz e da editora angolana Kacimbo, que conjuga a poesia de Manuel Rui com as ilustrações do escritor e editor angolano Ondjaki.

Uma referência incontornável da literatura contemporânea em português, traduzido em mais de doze línguas, o poeta, romancista e dramaturgo Manuel Rui está de volta com o livro Do Rio ao Mar. Uma obra polifónica, em que o autor se desdobra para dar uma voz ao rio e uma outra ao mar, mas também para inventar um diálogo ferido de fraterna amizade com o poeta açoriano Ivo Machado, «meu irmão dos Açores», como lhe chama na epígrafe e ao qual dedica a obra.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Na pena de Manuel Rui, a língua portuguesa ganha matizes clássicos e serenos para logo, em contraponto, nela ecoarem aventuras e ressonâncias míticas. Ou de como, todo escrito em português, este é, afinal, um livro bilingue. Lugares que lembram curvas, búzios, o mar, e que se deixam envolver pelas ilustrações do escritor e editor angolano Ondjaki, classificadas pelo autor como «traços rupestres».

O amor, a fome e a guerra são alguns dos temas revisitados pelo autor que faz sobressair na sua poesia os elementos da natureza, em particular a água e a figura da mulher e da matriarca.

Esta é a terceira obra de Manuel Rui que a Guerra e Paz publica, sucedendo aos romances: O Kaputo Camionista e Eusébio e Quem me Dera Ser Onda, que se converteu num clássico da literatura escrita em português e que, só em Portugal, vendeu mais de dez mil exemplares.

Do Rio ao Mar
Manuel Rui
Ficção / Poesia
72 páginas · 13×22 · 12 €
Guerra e Paz, Editores

Author: Sílvia Reis

Professora de Inglês e Alemão e tradutora é, hoje em dia, mãe a tempo inteiro e trabalhadora multi-funções em part-time. O pouco, muito pouco, tempo livre que lhe resta, é utilizado para ler. Podem segui-la no Blog O Dia da Liberdade, no facebook e no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *