A idade dos porquês tem um início, mas não tem fim Com Filosofia para Crianças, de Jordi Nomen, vamos ensiná-las a pensar por si próprias
As crianças têm um dom inato para o espanto e uma curiosidade semlimites, características que as convertem em pequenas grandes filósofas.
O livro Filosofia para Crianças, de Jordi Nomen, é uma ferramenta para, tanto em casa como na escola, potenciar o pensamento crítico e a inteligência filosófica das crianças, permitindo fazer delas cidadãs ativas e comprometidas. Este livro fantástico é, assim, indicado tanto para pais como para professores.
Jordi Nomen, distinguido com diversos prémios na área da Pedagogia, explica que este livro pretende cumprir uma dupla função: «Por um lado, a primeira parte dará a conhecer a minha conceção da filosofia e a forma como esta disciplina pode ser ensinada às crianças desde muito cedo. A segunda parte levará a um nível mais prático o que é dito na primeira. As crianças podem praticar a filosofia e, se adquirirem esta competência na sua vida, poderão contribuir, na sua condição de cidadãos e partindo do seu ponto de vista único, para a construção de um mundo melhor, mais crítico, mais criativo e mais humano. Para construir esse mundo melhor, onde todos possamos e queiramos viver, as crianças devem aprender a pensar pela sua própria cabeça.»
Sinopse:
As crianças têm um dom inato para o espanto e uma curiosidade sem limites, duas características que as convertem em pequenas grandes filósofas. Filosofia para Crianças é uma ferramenta para, tanto em casa como na escola, potenciar o pensamento crítico e a inteligência filosófica das crianças, permitindo fazer delas cidadãs ativas e comprometidas.
Este livro está organizado em duas partes: a primeira explana a história da Filosofia para crianças e os benefícios da educação filosófica para o desenvolvimento intelectual, pessoal e social das crianças. A segunda parte é constituída por 12 perguntas-chave, cada uma delas ligada a uma área da Filosofia e a um filósofo, que é explorada e dinamizada através de um conto e exercícios, jogos de escrita, debate e expressão plástica.
Sobre o autor:
Jordi Nomen é professor de Filosofia e Ciências Sociais e diretor do departamento de Humanidades da escola Sadako, em Barcelona, considerada um dos projetos educativos mais inovadores do país. É licenciado em História Contemporânea, pós-graduado em Cidadania Ativa e mestre em Filosofia, e foi distinguido com diversos prémios na área da Pedagogia.