
Título: Frida Kahlo — Uma Biografia
Autora: María Hesse
Edição: Outubro 2018
Tradução: Lucília Filipe
Páginas: 160
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9789896656812
Sinopse
A vida de Kahlo, desde a sua infância, passando pelo acidente traumático que mudaria sua vida e sua arte, seu amor complicado por Diego Rivera e a feroz determinação que a levou a se tornar uma grande artista.
Inspirado pelas experiências da icónica pintora mexicana, este livro oferece um belo passeio ilustrado pela vida e obra de Frida Kahlo.
Uma obra de arte dentro de uma obra de arte.

Opinião
Andava há imenso tempo com vontade de pegar neste livro. Tinha muita curiosidade em saber mais sobre a vida e obra de Frida Kahlo que, praticamente, só conheço pelo merchandise fantástico que circula nas ruas e nas redes sociais.
Este livro vale mais pelas suas ilustrações do que pela biografia em si. Esta aborda muito superficialmente os principais marcos da vida privada e pública da pintora, parece-me que fica muito por dizer.
«Este livro não trata da sua vida real, nem da que a Frida inventou. É antes uma mistura de ambas, porque creio que em alguns aspectos da sua vida a realidade é mais interessante do que a ficção. Porém, noutros momentos, preferi respeitar a verdade que ela nos quis contar.» (p. 11)
Tenho de ser honesta, não sendo especialista em arte, longe disso, o meu olho não treinado para as artes (assumo humildemente esta minha grande lacuna) faz-me gostar mais das ilustrações de María Hesse do que dos originais de Frida Kahlo. Peço desculpa pela heresia, mas, sendo o que sinto, não posso afirmar o contrário.
Trata-se, portanto, de um livro imagético lindíssimo, na minha opinião. Quando o lerem, sugiro que procurem as fotografias de Frida e as suas obras na internet para as poderem comparar com as ilustrações do livro. É um exercício delicioso observar a forma como as ilustrações representam fielmente a realidade.
«Pinto-me a mim própria, porque sou quem conheço melhor. Nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha própria realidade.» (p. 12)
María Hesse tem uma obra tão vasta publicada noutros países que é uma pena que ainda não tenham chegado a Portugal. No nosso país podem apenas encontrar os títulos Frida Kahlo, Bowie e O Prazer.
Boas Leituras ❤️
Olá Ana Rute,
Eu já adorei a capa então imagino que o livro deve ser mesmo incrível no quesito ilustração. Também conheço bem superficialmente a história da Frida mas tenho vontade de ler sobre, e mesmo achando o livro encantador, acredito que esse não seja o melhor livro.
Ainda assim, adorei conhecer mais dele através da sua resenha.
Beijo!
http://www.amorpelaspaginas.com
Olá Ray, vale mesmo a pena! Tenho tanta pena que não haja mais títulos da María Hesse em Portugal. Boas leituras 🙂