Opinião «Frida Kahlo — Uma Biografia» de María Hesse

Título: Frida Kahlo — Uma Biografia

Autora: María Hesse

Edição: Outubro 2018

Tradução: Lucília Filipe

Páginas: 160

Editora: Suma de Letras

ISBN: 9789896656812

Sinopse

A vida de Kahlo, desde a sua infância, passando pelo acidente traumático que mudaria sua vida e sua arte, seu amor complicado por Diego Rivera e a feroz determinação que a levou a se tornar uma grande artista.

Inspirado pelas experiências da icónica pintora mexicana, este livro oferece um belo passeio ilustrado pela vida e obra de Frida Kahlo.

Uma obra de arte dentro de uma obra de arte.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

Andava há imenso tempo com vontade de pegar neste livro. Tinha muita curiosidade em saber mais sobre a vida e obra de Frida Kahlo que, praticamente, só conheço pelo merchandise fantástico que circula nas ruas e nas redes sociais.

Este livro vale mais pelas suas ilustrações do que pela biografia em si. Esta aborda muito superficialmente os principais marcos da vida privada e pública da pintora, parece-me que fica muito por dizer.

«Este livro não trata da sua vida real, nem da que a Frida inventou. É antes uma mistura de ambas, porque creio que em alguns aspectos da sua vida a realidade é mais interessante do que a ficção. Porém, noutros momentos, preferi respeitar a verdade que ela nos quis contar.» (p. 11)

Tenho de ser honesta, não sendo especialista em arte, longe disso, o meu olho não treinado para as artes (assumo humildemente esta minha grande lacuna) faz-me gostar mais das ilustrações de María Hesse do que dos originais de Frida Kahlo. Peço desculpa pela heresia, mas, sendo o que sinto, não posso afirmar o contrário.

Trata-se, portanto, de um livro imagético lindíssimo, na minha opinião. Quando o lerem, sugiro que procurem as fotografias de Frida e as suas obras na internet para as poderem comparar com as ilustrações do livro. É um exercício delicioso observar a forma como as ilustrações representam fielmente a realidade.

«Pinto-me a mim própria, porque sou quem conheço melhor. Nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha própria realidade.» (p. 12)

María Hesse tem uma obra tão vasta publicada noutros países que é uma pena que ainda não tenham chegado a Portugal. No nosso país podem apenas encontrar os títulos Frida Kahlo, Bowie e O Prazer.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

2 thoughts on “Opinião «Frida Kahlo — Uma Biografia» de María Hesse

  1. Olá Ana Rute,
    Eu já adorei a capa então imagino que o livro deve ser mesmo incrível no quesito ilustração. Também conheço bem superficialmente a história da Frida mas tenho vontade de ler sobre, e mesmo achando o livro encantador, acredito que esse não seja o melhor livro.
    Ainda assim, adorei conhecer mais dele através da sua resenha.

    Beijo!
    http://www.amorpelaspaginas.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *