“Génio e Ansiedade” de Norman Lebrecht

Num período de 100 anos, um punhado de homens e mulheres transformaram o mundo e o nosso olhar sobre ele. O que é que estes visionários têm em comum? As suas origens judaicas. O dom de pensar fora da caixa. O raciocínio rápido.

Génio e Ansiedade, de Norman Lebrecht, chega às livrarias a 14 de janeiro de 2021.

Muitos são sobejamente conhecidos, como Marx, Freud, Proust, Einstein, Kafka. Outros despareceram da memórica coletiva. Contudo, sem Karl Landsteiner, não haveria transfusões sanguíneas. Sem Siegfried Marcus não existiria o automóvel a gasolina. Sem Rosalind Franklin a genética seria bem diferente. Por detrás dessa vaga de génio está uma mentalidade moldada pela religião e cultura judaicas, mas também pelas pressões do antissemitismo.

Neste livro, Norman Lebrecht traça a influência e importância que várias personalidades judaicas tiveram na inovação científica e tecnológica, nas transformações políticas e sociais e nas revoluções culturais entre 1847 e 1947, tendo como fio condutor uma corrente de angústia existencial num período em que os judeus viveram presos pelo temor de que os seus direitos de cidadania e liberdade de expressão sejam revogados, levando estas grandes mentes a pensarem o impensável.

Adequado quer ao perito, quer ao leigo, tem uma linguagem acessível e uma escrita sensível e empática. Organizado pela sequência de episódios marcantes que marcaram este período de 100 anos, resulta numa simbiose perfeita entre história e biografia.

Sobre o Autor

Norman Lebrecht é historiador e autor de doze obras de não-ficção e três romances. Os seus livros estão traduzidos em dezassete línguas. O seu primeiro romance venceu o Whitbread Award 2003 e foi adaptado ao cinema, com realização de François Girard. É o autor de Slipped Disc, a página de referência número 1 para música clássica, com 1,5 milhões de visitas por mês. Ao longo da sua carreira jornalística de quarenta anos, colaborou com o Daily Telegraph, apresentou o programa lebrecht.live e The Lebrecht Interview na BBC Radio 3 e foi editor-adjunto do Evening Standard. Escreve para a Standpoint, a Spectator e o Wall Street Journal. Lecionou em Yale, Universidade de Syracuse, SUNY BuffaloUMKC Kansas CityUSC Los Angeles e Carnegie Mellon, entre outras.

COMPRAR

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *