A 5 de setembro, assinala-se o Dia Europeu da Cultura Judaica.
A propósito da data, a Manuscrito edita a 2 de setembro o novo livro de Esther Mucznik, «Judeus Portugueses – Uma História de Luz e Sombra».
O livro aborda a presença milenar do povo judaico em Portugal: os momentos, os episódios, as personagens inesquecíveis e o importante papel ao longo da História de Portugal.
Já em pré-venda.
Sinopse
O que nos diz a história de quase dois mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal?
O judaísmo português é resultado de uma longa história: umas vezes trágica, outras vezes mais serena, mas sempre muito rica. Como financeiros e médicos, filósofos e exegetas, matemáticos e astrónomos, os judeus contribuíram para o desenvolvimento económico, cultural, científico e filosófico de Portugal. Mas esse contributo foi tanto maior quanto maior era a liberdade, a tolerância e a interacção social e política entre os diferentes povos.
A vida dos judeus portugueses é, por isso, indissociável da história de Portugal. Neste livro, Esther Mucznik, escritora e cronista especializada em temas judaicos, cruza a história dos judeus e a história de Portugal em momentos, episódios e personalidades concretas que demonstram essa relação íntima – uma relação feita de convivência e de perseguição, de amor e de ódio, de desterro e de saudade, de reencontro e de reconciliação… de luz e de sombra.
Uma viagem por dois milénios.
Uma história judaica, mas também uma história portuguesa.
Sobre a Autora
Esther Mucznik nasceu em Lisboa, filha de pais judeus polacos. Viveu em Israel e em Paris, onde estudou, respetivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia, na Sorbonne.
Estudiosa de questões judaicas, participou em várias conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo também coordenado e ministrado cursos e seminários sobre história e cultura judaica.
Além de numerosos artigos em revistas e catálogos, publicou vários livros, entre os quais a biografia de Grácia Nasi (2010), Portugueses no Holocausto (2012), Auschwitz, Um Dia de Cada Vez (2015) e A Grande Epopeia dos Judeus no Século XX (2017). Foi também co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português (2009).
É co-fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e fundadora da Associação Memória e Ensino do Holocausto – MEMOSHOÁ, da qual é presidente. Fundou também o Museu Judaico de Lisboa (em preparação) e é co-coordenadora da sua instalação.
Foi colunista do Público, jornal com o qual continua a manter uma colaboração regular.
Boas Leituras ❤️