UMA NOVA GEOPOLÍTICA MUNDIAL
A comunidade mundial encontra-se perante um ponto de viragem histórico. Nas últimas décadas, tem-se tornado evidente o alinhamento de uma nova ordem global na qual o estatuto bicentenário do Ocidente como centro da política e da economia mundial está a ser substituído pela afirmação de novas potências, lideradas pela China e pela Índia.
Antes do fim da presente década, a civilização ocidental deixará de ser o bloco cultural de referência do desenvolvimento, e não só a China ultrapassará os Estados Unidos como a principal economia, mas também a Índia ultrapassará o Reino Unido como o terceiro estado mais produtivo. Neste momento, a questão mais pertinente que se coloca aos estados ocidentais, especialmente aos Estados Unidos e à União Europeia, é como enfrentar esta alteração nas regras do jogo internacional e adaptar a sua estratégia de forma que mantenha alguma relevância no contexto das nações.
Paradoxalmente, só admitindo o seu próprio declínio poderá o Ocidente ser bem-sucedido nesta nova ordem mundial, encontrando uma renovada voz num planeta no qual já não tem o poder para impor os seus ideais e abraçando uma nova abordagem que lhe permita materializar os seus objectivos num mundo diferente e cada vez mais diverso.
Imprensa:
«Neste quadro de dúvidas, ansiedades e interrogações, este livro de Francisco Gomes é uma reflexão útil e necessária. Vem no momento certo. Com a intensidade analítica que se impõe. A desafiar a nossa reflexão individual e colectiva. Não podia ser mais oportuno.»
Luís Marques Mendes