«Toda a filosofia de Espinosa pode definir-se como uma filosofia de passagem. Passagem da tristeza à alegria, da passividade à atividade, de uma virtude ou perfeição menores a uma maior, da servidão à liberdade.»
Chantal Jacques, Philosophie Magazine
«Obrigado a Espinosa. Obrigado a Frédéric Lenoir por nos devolver a obra de Espinosa mais acessível.»
Philosophie en Action
«Frédéric Lenoir constrói um panteão para Espinosa, com este livro anti-spleen, baseando-se nos textos do pensador holandês sobre a felicidade e o combate contra as paixões tristes.»
France Culture
«Lenoir mostra que, além do seu contributo filosófico revolucionário, Espinosa é, antes de tudo, um mestre de sabedoria.»
Le Temps
Sinopse:
Espinosa não esteve apenas muito à frente do seu tempo, mas também do nosso: foi o pioneiro de uma leitura histórica e crítica da Bíblia, o fundador de uma «psicologia das profundezas», o grande mestre da filologia, o criador da sociologia e da etologia – e, acima de tudo, o inventor de uma filosofia baseada no desejo e na alegria, que alterou radicalmente a nossa conceção de Deus, da moralidade e da ideia de destino. O livro é um
relato dos ensinamentos do filósofo, aplicados à nossa vida e à nossa busca da felicidade. É esse o milagre de Espinosa.