![](https://i0.wp.com/www.boasleituras.pt/wp-content/uploads/2021/12/mundo-1.jpg?resize=600%2C360&ssl=1)
Como é que os artistas pintam os quadros?
Quais foram as ideias por detrás de algumas pinturas e esculturas mais famosas?
De Leonardo da Vinci a Picasso, de Botticelli a Amadeo de Souza Cardoso, entre muitos outros, a arte está cheia de obras de artistas geniais que têm maravilhado o mundo ao longo dos séculos. Mas como é que tudo começou? Quando e como é que surgiu a arte?
Cada período artístico é apresentado de forma clara e contextualizado historicamente. As obras apresentadas são as mais emblemáticas de cada artista, e para cada período existem sempre referências a artistas e obras portuguesas da mesma época.
Neste livro, vais encontrar tudo sobre algumas das obras de arte mais famosas da história, desde as ideias que inspiraram o pintor ou escultor até às técnicas usadas. Através de atividades divertidas, explora alguns dos quadros mais famosos de todos os tempos em pormenor e aprende os truques e segredos dos artistas!
![](https://i0.wp.com/www.boasleituras.pt/wp-content/uploads/2021/12/mundo.jpg?resize=600%2C761&ssl=1)
Sobre o Autor:
Luís Ricardo Duarte nasceu em Lisboa, em 1977, e cresceu em Setúbal, na pré-história dos telemóveis e das redes sociais. Inclinou-se, em criança, para a exploração espacial, mas com a idade passou a procurar outras perspetivas. Licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo aí dirigido o jornal Os Fazedores de Letras. Fez formação complementar em Literatura, ainda na FLUL, e em Jornalismo, no CENJOR. Na Universidade de Coimbra, concluiu a parte curricular do Mestrado em Estudos Clássicos.
O seu ponto de fuga foi a arte, a história e a literatura, bem condensado no jornalismo, que é outra forma de representar o mundo. Gostava de saber andar como os antigos egípcios e de ter a precisão dos pontilhistas. Ainda assim, não se acha nada mal a «pintar a manta». É jornalista do Jornal de Letras, Artes e Ideias desde 2003. Lê para escrever e escreve para ler. Escreveu O Mundo Fantástico da Arte através dos Tempos para partilhar a emoção que sente diante de uma obra de arte.