«Odiolândia» de Teresa Paula Marques

A 5 de maio, chega às livrarias o novo livro da psicóloga Teresa Paula Marques, Odiolândia – Como nos podemos proteger do ódio nas redes sociais, editado pela Manuscrito. O livro que ensina como nos podemos proteger – e às nossas crianças – do ódio que circula nas redes sociais.

Além de partilhar a experiência da autora quando se tornou a polémica «SuperNanny», o livro inclui testemunhos de mais de vinte figuras públicas que também foram alvo de haters nas redes sociais. Entre elas, Herman José, Cláudio Ramos, Joana Latino ou Manuel Luís Goucha.

Sinopse

Quando aceitou ser a SuperNanny portuguesa, a psicóloga Teresa Paula Marques estava longe de imaginar que, durante meses, seria ofendida, odiada e alvo de notícias falsas e de boatos maldosos nas redes sociais. Atirada de forma repentina para a odiolândia, decidiu escrever este livro – na perspetiva de vítima, sim, mas também como psicóloga e investigadora -, com o objetivo de chamar a atenção para o fenómeno do ciberbullying, ajudar a preveni-lo e a combatê-lo.

Já ouviu falar de haters, trolls, bots ou de fake news? Aqui vai perceber como estes mecanismos estão ao serviço do ódio e da desinformação, as suas consequências e o que fazer para combatê-los.

A autora apresenta-lhe também dicas e estratégias para proteger-se, a si e às crianças. Acha que o seu filho está seguro na Internet? Talvez seja melhor pensar duas vezes. E porque importa dar voz às vítimas, neste livro vai encontrar também relatos de quem já foi – ou continua a ser – alvo de discurso de ódio.

Herman José, Cláudio Ramos, Maria Botelho Moniz, Manuel Luís Goucha e Joana Latino são algumas das mais de vinte personalidades que aceitaram partilhar o seu testemunho na primeira pessoa.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Como agir se for vítima de haters?
E se a vítima for o seu filho?
E se o seu filho for o agressor?
Sobre a Autora

Teresa Paula Marques é licenciada e mestre em Psicologia Clínica e doutorada em Psicologia da Educação. Há trinta anos que acompanha crianças, adolescentes e adultos em clínica privada. É também docente convidada na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, responsável por dois cursos de formação avançada no ISPA e oradora em palestras sobre questões ligadas à parentalidade.

Publicou sete livros de psicologia da criança e do adolescente como autora, e outros três como coautora. Tem vários artigos científicos publicados na área da ciberpsicologia, tendo inclusive sido esta a temática abordada na sua tese de doutoramento.

É frequentemente convidada pela comunicação social para comentar temas da atualidade.

Mais Títulos da Autora

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *