Opinião: «A minha avó pede desculpa» de Fredrik Backman

Título: A minha avó pede desculpa

Autor: Fredrik Backman

Edição: Abril 2018

Tradução: Elsa T. S. Vieira

Páginas: 336

Editora: Porto Editora

ISBN: 978-972-0-03069-6

Sinopse

Elsa tem sete anos de idade, quase oito, e é diferente. Para já, tem como melhor – e única – amiga a avó de setenta e sete anos de idade, que é doida: não levemente taralhoca, mas doida varrida a sério, capaz de se pôr à varanda a tentar atingir pessoas que querem falar sobre Jesus com uma arma de paintball, ou assaltar um jardim zoológico porque a neta está triste. Todas as noites, Elsa refugia-se nas histórias da Avozinha, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde o normal é ser diferente.

Quando a Avozinha morre de repente e deixa uma série de cartas a pedir desculpa às pessoas que prejudicou, tem início a maior aventura de Elsa. As cartas levam-na a descobrir o que se esconde por detrás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de um prédio muito especial, mas também à verdade sobre contos de fadas, reinos encantados e a forma como as escolhas do passado de uma mulher ímpar criam raízes no futuro dos que a conheceram.

A minha avó pede desculpa é uma belíssima história, contada com o mesmo sentido de humor e a mesma emoção que o romance de estreia de Fredrik Backman, o bestseller internacional Um homem chamado Ove.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

Este é o segundo livro que leio do autor, tenciono ler todos pela ordem mais antiga de edição. Depois de ler Um Homem Chamado Ove fica muito difícil alcançar as mesmas expectativas.

Fredrik Backman é um excelente contador de histórias, fazendo uso de humor e drama à mistura. Esta é uma leitura que não desilude. Estamos perante uma bonita história de uma avó maluca e de uma neta diferente que percorrem juntas, à sua maneira, uma série de aventuras e peripécias que dão origem a uma caça ao tesouro em que tudo fará o seu sentido.

As personagens são incríveis, superbem trabalhadas e credíveis, apesar da sua imprevisibilidade. É um livro sobre os valores da família e da amizade, sobre a união e os laços improváveis, sobre o respeito pelas diferenças do outro, sobre a perda.

Um livro que une a realidade à fantasia, com uma série de lições pelo meio que nos remetem para a empatia e o poder da aliança.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *