Título: A Primavera Há-de Chegar, Bandini
Autor: John Fante
Edição: Outubro 2010
Tradução: Rui Pires Cabral
Páginas: 224
Editora: Ahab
ISBN: 9789899634077
Sinopse
Retrato vibrante, terno e cheio de humor de um adolescente turbulento que tenta escapar às pressões dos conflitos familiares, da pobreza e da religião numa pequena cidade do Colorado durante a Grande Depressão, A Primavera Há-de Chegar, Bandini conta a história de um Inverno na vida de Arturo Bandini, o filho mais velho de uma família de imigrantes italianos. Com a sua descrição intensa e evocativa de amores trágicos, infortúnio e adolescência em alvoroço, o primeiro romance do quarteto Bandini é um livro de culto da moderna literatura norte-americana.
Opinião
Consegui desencantar este exemplar numa biblioteca, pois há muito que andava esgotado nas livrarias. E qual não é o meu espanto quando percebo que acabou de sair em fevereiro deste ano uma nova edição publicada pela Alfaguara.
Este é o primeiro livro do Quarteto Bandini, mas pode ler-se independentemente de se querer continuar ou não.
É uma história belíssima de uma família italiana que emigrou para o Colorado, mas que nem por isso encontrou melhores condições de vida. A narrativa é muito marcada pelas relações familiares, as tradições católicas a roçar o fanatismo, e a adolescência do filho mais velho com as suas dúvidas existenciais, o pavor que tem de Deus e dos seus castigos, o seu primeiro amor.
Entre o humor e as duras condições de vida, vamos acompanhando a família Bandini nas suas várias vertentes através das personagens extremamente bem caracterizadas.
Claro que vou querer continuar a acompanhar a saga desta família que agora está publicada na íntegra pela Alfaguara, a saber, Estrada para Los Angeles (livro 2), Pergunta ao Pó (livro 3) e Sonhos de Bunker Hill (livro 4).
Boas Leituras ❤️