Opinião «As Mensageiras da Esperança» de Jojo Moyes

Título: As Mensageiras da Esperança

Autora: Jojo Moyes

Edição: Novembro 2020

Páginas: 428

Editora: Porto Editora

ISBN: 978-972-0-03345-1

Sinopse

Alice Wright casa-se com o belo americano Bennett Van Cleve na esperança de escapar a uma vida sufocante, em Inglaterra. Mas a pequena cidade de Kentucky rapidamente se revela igualmente claustrofóbica, sobretudo vivendo Alice com o sogro autoritário.

É então que é feito um apelo para a participação das mulheres da cidade numa equipa para entregar livros; um projeto da nova biblioteca itinerante de Eleanor Roosevelt. Alice adere com entusiasmo.

Alice conhece assim Margery, a líder desta equipa, uma mulher autossuficiente e de discurso inteligente que nunca pediu permissão a um homem para nada. A elas juntar-se-ão três outras mulheres singulares que ficarão conhecidas como as Packhorse Librarians of Kentucky.

A aventura destas mulheres – e dos homens que amam – torna-se um drama inesquecível de lealdade, justiça, humanidade e paixão. Estas mulheres, autênticas heroínas, recusam-se a ser intimidadas pelos homens ou pelas convenções. E embora enfrentem todos os tipos de perigos, não desistem da missão que abraçaram: levar a sabedoria, a leitura e o mundo fantástico dos livros até aos mais pobres e desfavorecidos.

Mas quando a comunidade de Baileyville se voltar contra elas, será que a determinação – e o poder da palavra escrita – será suficiente para as salvar?

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Também disponível em EBOOK

Opinião

Que bela surpresa, começo por dizer.

Parti para este livro com as expectativas bem lá em baixo, pouco motivada, ainda para mais tratando-se de Jojo Moyes. Confesso que estava mesmo com receio de me deparar com sentimentalismos exacerbados, clichés amorosos de encontros e desencontros e finais felizes.

Ainda só tinha lido Um Violino na Noite, da mesma autora, e, não tendo sido uma má história, encaixa em tudo o que disse antes, o que não faz de todo o meu género.

É verdade que As Mensageiras da Esperança tem um início um pouco lento, mas que rapidamente se ultrapassa e nos faz embrenhar na leitura, numa história sobre mulheres de coragem que, contra tudo e contra todos, com poucos meios, mas com muita determinação e boa vontade, decidem levar a cabo um projeto comunitário (a Biblioteca a Cavalo) para que o conhecimento chegue a todos, especialmente aos mais desfavorecidos que habitam as zonas rurais mais remotas de Baileyville, no Kentucky, na década de 1930, durante a Grande Depressão.

Uma bonita história sobre amizade, sororidade e união, os desafios e obstáculos que as mulheres têm de transpor para trilharem o caminho em direção à emancipação, contra uma sociedade preconceituosa, misógina e corrupta que tudo faz para que as mulheres não atinjam os seus objetivos. A luta de um grupo de mulheres numa sociedade patriarcal e cristã de interesses económicos instalados, em que o poder compra tudo, incluindo a justiça.

Claro que a narrativa se encontra romanceada, mas também marcada por momentos de suspense e tensão psicológica e, incontornavelmente, as personagens são muito marcantes.

Posso dizer que gostei muito do livro, dos temas e dos dilemas abordados, da fidelização à época. Está muito bem conseguido.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *