Título: Autismo
Autor: Valério Romão
Edição: Março 2017
Páginas: 384
Editora: Abysmo
ISBN: 9789899744868
Sinopse
Trata-se da primeira abordagem literária de um tema que toca cada vez mais gente em Portugal. Este primeiro romance do jovem autor dá-nos a experimentar, de um modo nunca óbvio, o impacto devastador da doença na família, mas também faz um retrato impiedoso da comunidade médica além de abordar, sempre de um modo fortemente literário, as inúmeras consequências do autismo. O romance, com um final inesperado, afirma-se como reflexão dinâmica e até aventurosa sobre a solidão, a impossibilidade de comunicar e o desespero…
Opinião
A narrativa tem um início muito gráfico e chocante que, vem a revelar-se, não tem absolutamente nada a ver com a história, talvez, dando o benefício da dúvida, numa tentativa de caracterizar a personagem em causa que nem sequer é a personagem principal.
O autor faz uso de uma escrita muito dura, bruta, rude e, por vezes, sarcástica. Nunca vai direto ao assunto, assume-se com muitos rodeios, usando muitos palavrões e asneiredo ordinário, desnecessário ao fluir da narrativa.
Achei o autor, através da linguagem veiculada, muito arrogante e, por isso, não consegui estabelecer empatia com as personagens, apesar de o assunto central ser um tema bastante sensível.
Todo o livro é uma enorme perífrase, com assuntos periféricos e sem interesse, que poderia reduzir-se apenas ao último capítulo.
Tinha curiosidade em ler o segundo volume das Paternidades Falhadas, O da Joana, que, ao que consta, é sobre a violência obstétrica, mas, sinceramente, depois desta leitura, não estou capaz de arriscar, pelo menos não para já.
Tenho muita pena de não ter tido uma boa experiência de leitura, as expectativas altas também não ajudaram.
Boas Leituras ❤️