Título: Carga
Autor: Vasco Cortese
Edição: Outubro 2018
Páginas: 192
Editora: Oficina do Livro
ISBN: 9789897800221
Sinopse
Viktoriya saiu de Moscovo julgando que ia ser modelo em Londres. Mas desembarca em Portugal e é aprisionada pela máfia russa para ser vendida como prostituta. António é um camionista que, para sustentar a família, colabora com o grupo criminoso. Transporta mulheres enganadas através da Europa e entrega a carga humana a Viktor, o líder do gangue, cujo passado secreto esconde mais do que o tráfico de pessoas a que se dedicou depois de sair da Rússia, durante a Guerra das Máfias, nos anos 90.
Saltando entre o ponto de vista das mulheres abusadas e um olhar pormenorizado sobre as práticas da máfia russa, Carga retrata uma realidade desumana que, apesar de tão próxima de todos nós, permanece oculta nos meandros do submundo.
Todos os anos milhares de pessoas são escravizadas, fazendo do tráfico humano um dos negócios mais rentáveis e sórdidos do planeta. Esta é a história das vítimas e dos seus captores. Uma viagem ao mundo obscuro da corrupção, do sexo, do crime e de uma violência que não conhece limites. Um relato de sobrevivência quando tudo parece perdido.
Opinião
Pode parecer estranho de tão pouco convencional, mas este livro é baseado no filme com o mesmo nome. O tema central é o tráfico humano visto da perspetiva das vítimas e dos criminosos. Preparem-se para entrar no submundo do crime organizado.
Se o tema já de si é chocante, o uso da linguagem franca e sem rodeios ainda torna a leitura mais aterradora, relatando verdadeiros horrores, situações que nem conseguimos imaginar de tão perversas. Por isso, se pretendem ler este livro, tenham este aspeto presente.
Gostei mais do início, muito imersivo, do que do fim, meio atabalhoado, que, na minha opinião, poderia ter sido trabalhado de forma mais convincente e clara, embora faça todo o sentido. O livro merecia ser maior do que as suas 192 páginas, para dar aso a mais desenvolvimentos, mais pormenores.
Foi uma boa leitura, recomendo a quem tem um estômago forte.
Boas Leituras ❤️