Opinião «Fantasmas da Mente» de Paul Tremblay

Título: Fantasmas da Mente

Autor: Paul Tremblay

Edição: Março 2019

Tradução: Renato Carreira

Páginas: 320

Editora: TopSeller

ISBN: 9789898917775

Sinopse

Um clássico do terror para fãs de O Exorcista e A Semente do Diabo

A vida da família Barrett fica virada do avesso quando Marjorie, de 14 anos, começa a demonstrar sinais de esquizofrenia aguda. E quando nem os médicos conseguem impedir os bizarros episódios e o declínio mental da jovem, a família, desesperada, recorre à orientação de um padre católico. Este, acreditando que Marjorie está possuída por um demónio, apresenta-lhes a solução: executar um exorcismo.

Interessado em documentar a presença demoníaca, o padre entra em contacto com uma produtora de televisão e convence o pai de Marjorie a permitir que o exorcismo seja transformado num reality show. Em pouco tempo, a casa torna-se um circo de horrores mediático, dissecado pelo público que, em choque, assiste a tudo.

Quinze anos depois do sucesso do programa e da tragédia que assolou os Barretts, uma autora decide desenterrar a história com o testemunho de Merry, a irmã mais nova de Marjorie. Ao recordar-se do que viveu quando tinha apenas 8 anos, Merry traz a lume uma narrativa repleta de terror psicológico. E ninguém vai ficar indiferente às questões que levanta: memória e realidade, ciência e religião… e a verdadeira natureza do mal.

Afinal, que fantasmas se escondem na antiga casa da família Barrett?

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

Um livro que se lê muito bem, apesar de ter um desenvolvimento lento, com poucas passagens frenéticas. A narrativa centra-se em Meredith Barrett, uma menina de 8 anos, que nos narra, já em adulta, a história da sua família completamente disfuncional. Como podem ler na sinopse, a sua irmã está muito doente e acredita-se que esteja possuída por um demónio.

Em determinadas ocasiões o autor opta por descrições demasiado detalhadas contendo pormenores tão inúteis que em nada contribuem para melhorar a narrativa. As personagens também podiam ter sido mais trabalhadas, não senti empatia.

De início um pouco confuso, vamos entrando na história aos poucos e ficamos na ignorância mesmo até ao fim culminando num final totalmente imprevisível, surpreendente.

Não desgostei, mas estava à espera de uma leitura bastante diferente, mais assustadora, mais dinâmica. Vale mesmo pelo final.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *