
Título: Histórias Lindas de Morrer
Autor: Ana Cláudia Quintana Arantes
Edição: Setembro 2020
Páginas: 240
Editora: Oficina do Livro
ISBN: 9789896608897
Sinopse
Um livro de histórias de fim de vida. De pessoas que marcaram, de uma ou outra forma a autora, a sua médica nos cuidados paliativos. Que acompanha os seus pacientes com um olhar sempre atento de quem aprende sempre com os outros. Mesmo que isso signifique aprender com os seus erros e mágoas.
Histórias Lindas de Morrer mostra-nos o lado mais humano da morte. De como todos no final somos tão iguais e apaziguamos os medos, sempre que assim nos seja permitido.
Neste livro são narradas histórias de pessoas de vários credos, proveniências sociais e idades, um leque de narrativas de vidas únicas que nos mostram muito.

Opinião
Desde o início que se perceciona que este é um livro sobre o amor ao próximo, a empatia, a compaixão. Um livro sobre a celebração da vida e a aceitação da morte.
De escrita fácil, mas muito triste e impactante, tornando-se, por isso, uma leitura difícil e perturbadora. Fiquei sempre muito emocionada de cada vez que terminava uma história e me colocava no papel do doente e da família.
Estabeleci como meta uma ou duas histórias diárias para não me pesar tanto no pensamento, sou daquelas pessoas que não se emocionam facilmente, mas, quando acontece, fico a reviver certas situações mesmo sem as ter vivido.
Muito duro, mas muito bonito, percebemos aqui a importância dos cuidados paliativos a doentes terminais. Um livro que traz também para cima da mesa o debate sobre a eutanásia e o suicídio assistido.
Pergunto-me sempre se as histórias são totalmente verdadeiras, se não contêm uma pontinha de ficção para as tornar ainda mais marcantes.
Como é referido na sinopse, a inevitabilidade da morte é um momento que nos torna a todos iguais. Reflitamos sobre isso e tentemos ser pessoas melhores na nossa vida, no nosso quotidiano.
Boas Leituras ❤️