Opinião «Livro» de José Luís Peixoto

Título: Livro

Autor: José Luís Peixoto

Edição: Setembro 2010

Páginas: 264

Editora: Quetzal Editores

ISBN: 9789725648995

Sinopse

Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto.

Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade.

Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade.

Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura.

Livro confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

A minha estreia com José Luís Peixoto, um livro que estava na estante há cerca de dez anos. E ainda bem que não o li antes, acho que não tinha maturidade suficiente para o apreciar.

A escrita flui num género de prosa poética descrevendo tão bem a forma e o estilo de vida daquela vila no interior de Portugal, mas também da vida em França, dos Portugueses que se viram obrigados a emigrar em busca de melhores condições de vida.

A modo como o autor se expressa agarrou-me imenso, fez-me sentir tanto a leitura mesmo que nada me fosse familiar, no sentido em que não vivi naquele tempo, aquela história não foi a minha nem de ninguém que conheça, vivi na cidade a maior parte da minha vida; mas a escrita do autor é tão terna e aconchegante, e ao mesmo tempo dura e forte, que é impossível não se estabelecer empatia pelas personagens, tão humildes, que parecem reais.

Logo pelo início tão dramático e desolador percebi que ia gostar do livro. Cada personagem vive o seu drama pessoal e o autor faz uso da linguagem escrita caracteristicamente emotiva que nos puxa para dentro de cada um deles. Várias vezes estive de coração apertado, com a respiração em suspenso, a acompanhar as experiências de vida das personagens. Umas são boas pessoas, ajudam sem querer nada em troca, dão valor à amizade e ao companheirismo; outras são pessoas com mau fundo, capazes de prejudicar o outro gratuitamente.

O livro está dividido em duas partes e é um pouco difícil falar da segunda sem revelar demasiado da primeira.

Assim, posso talvez dizer que a narrativa se torna mais pessoal e introspetiva, narrada na primeira pessoa, desenvolve-se entre analepses e prolepses, com muitas notas de rodapé, faz referência a imensos escritores, por vezes tão aleatoriamente, que não consegui estabelecer correlação com a narrativa, enquanto se vai dirigindo diretamente ao leitor.

Achei estar segunda parte mais atabalhoada e menos interessante do que a primeira, mas é ela que nos dá a conhecer o desfecho das personagens principais.

Foi uma boa leitura, quero, sem dúvida, conhecer melhor o autor.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *