Título: Marilyn — Uma Biografia
Autora: María Hesse
Edição: Setembro 2021
Tradução: Miguel Mochila
Páginas: 184
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9789897843457
Sinopse
Quem era a verdadeira Norma Jeane Baker?
A atriz mais conhecida da História do cinema, o símbolo sexual de uma era inteira, o protótipo, por excelência, de loira burra e, sobretudo, alguém que, até hoje, permanece uma grande incógnita.
Depois de fazer os corações de Frida Kahlo e Bowie florescer, descobrindo o seu lado mais humano, María Hesse revela a alma de Marilyn Monroe, uma mulher que, como tantas outras das suas contemporâneas, explodiu todos os cânones e merece ser lembrada, hoje mais do que nunca, pelo seu talento, a sua sensibilidade, a sua inteligência e as barreiras que quebrou.
Opinião
O primeiro livro com que tomei contacto com esta autora foi Frida Kahlo — Uma Biografia e fiquei apaixonada pelo trabalho belíssimo de María Hesse.
«Marilyn — Uma Biografia» também não desiludiu embora o ícone Frida Kahlo se preste muito mais ao trabalho artístico do que a vida de Marilyn Monroe.
Este livro é uma biografia ilustrada de um dos símbolos americanos do século XX, narrado na primeira pessoa, ou seja, como de fosse a própria Marilyn a relatar e a dar-nos conta da sua breve passagem por este mundo.
Não é figura que me fascine, mas tenho de reconhecer que Marilyn Monroe é muito mais do que o que chega até ao público geral, é muito mais do que apenas uma sex simbol americana. É uma mulher que tentou travar uma luta contra os preconceitos da sua época, uma mulher inteligente, culta e sensível. Foi, para mim, uma boa surpresa.
Fiquei um pouco dececionada com o facto de a biografia não se referir à altura em que Marilyn deixou o nosso mundo. Sinto que a biografia ficou por terminar.
Boas Leituras ❤️