Opinião “Memórias Esquecidas” de Jodi Picoult

Título: Memórias Esquecidas

Autor: Jodi Picoult

Edição: Setembro 2019

Páginas: 440

Editora: Bertrand Editora

ISBN: 9789722535748

COMPRAR

Sinopse:

São precisas duas pessoas para criar uma mentira, aquela que a conta e aquela que acredita…

Delia Hopkins tinha seis anos quando o pai a deixou ser sua assistente num espetáculo de magia. ” Aprendi muito nessa noite… Que as pessoas não se evaporam no ar”. Uma lição que agora, já adulta, confirma todos os dias: a profissão de Delia, na verdade, é encontrar pessoas desaparecidas com a ajuda do seu cão fiel. Gosta do trabalho e também da vida que leva. Apesar de ter perdido a mãe quando ainda era criança, foi criada pelo pai com amor e agora está prestes a casar com o companheiro com quem vive há muito tempo e de quem tem uma filha. Mas, na véspera do casamento uma coisa inesperada e chocante acontece: o seu pai é preso pela polícia sob a acusação de ter raptado Delia à mãe que esta julga ter morrido num acidente de automóvel.

Numa dramática inversão de situações e de emoções, privada das suas certezas e do seu passado, Delia inicia uma busca dolorosa da verdade que lhe escapa, porque cada um tem a sua verdade, e porque às vezes amar e proteger uma pessoa também pode obrigar a mentir…

Opinião:

Este é um livro que nos oferece uma variedade de temas como o rapto de uma criança orquestrado pelo próprio pai, alcoolismo, adultério, cancro, suicídio, bruxaria, comunidades indígenas, a vida na prisão, abuso sexual de menores.

Começou por ser um livro com grande potencial ao nível ético e moral, mas que se foi perdendo nesta imensidade de temáticas que em nada enriqueceram a narrativa, que acabou por se focar em tudo e em nada.

É um livro rico em frases bonitas, de sentimento profundo, que nos fazem pensar e trabalhar a empatia, mas que poderia, por um lado, ter muito mais páginas se explorasse todos os temas que propõe, ou, por outro lado, ter um número bastante reduzido de páginas se se focasse apenas no elemento principal desta narrativa: o rapto.

Foi uma boa leitura, mas longe de ser espetacular.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *