Título: Mentiras no Divã
Autor: Irvin D. Yalom
Edição: Agosto 2021
Tradução: Renato Carreira
Páginas: 384
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 9789897734076
Sinopse
Depois do sucesso de Quando Nietzsche Chorou, Irvin D. Yalom regressa com uma história magistral sobre as virtudes e os princípios da terapia. Neste provocador romance, Yalom disseca a complexidade das emoções humanas através do relacionamento de três terapeutas e dos seus pacientes. Seymour, um terapeuta de renome, é adepto de técnicas pouco ortodoxas e inicia um jogo erótico com uma paciente quarenta anos mais nova.
Este tratamento alternativo parece tirá-la de uma rotina de promiscuidade e autoflagelação. Lash é um jovem psicanalista com uma fé inabalável na psicanálise e esconde o seu fanatismo sob a máscara da responsabilidade. Criando uma nova abordagem para as suas sessões – a honestidade brutal entre analista e analisado -, chega a resultados tão inesperados como perigosos. E cedo se vê vítima da própria cura.
Explorando estes e outros jogos de poder, Mentiras no Divã é uma história brilhante, inteligente e bem-humorada, em que os dilemas da lealdade se apresentam com clareza e vigor.
Opinião
As primeiras impressões que retirei desta leitura foram a ambiguidade das personagens e a sua falta de ética. São muito levianas e focam-se muito em sexo.
Um retrato da psicoterapia na sociedade norte-americana em que os terapeutas têm valências para analisar os outros, mas demonstram uma falta de capacidade extraordinária para se autoanalisarem. Penso que a psiquiatria e a psicoterapia têm um papel muitíssimo mais importante na nossa sociedade do que aquele que nos é apresentado aqui.
No geral, foi uma leitura que se arrastou, entre diálogos extensos e muitas vezes aborrecidos, e da qual estive para desistir algumas vezes. O enredo não é mau, mas é demasiado descritivo e pormenorizado sem que disso houvesse necessidade.
Boas Leituras ❤️