Título: Meu
Autor: Susi Fox
Edição: Setembro 2018
Páginas: 304
Editora: Bertrand Editora
ISBN: 9789722535410
Sinopse:
Uma mãe diz que o recém-nascido que lhe trazem não é seu. Depressão pós-parto? Ou um dos piores pesadelos de uma mãe? Sasha vê-se obrigada a um parto prematuro, por cesariana. Mas quando o bebé nasce, ela diz que não é seu. Todos interpretam aquilo como um caso grave de depressão pós-parto, mas a situação piora. Sasha torna-se amiga de Brigitte e fica horrorizada ao descobrir que o filho dela é de facto o seu.
O bebé acaba por morrer de uma infeção e Sasha dá tudo por tudo para ficar com o seu «filho» Toby.
Opinião:
Uma mãe, patologista de profissão, vê-se a acordar de uma cesariana de urgência sem se recordar do que aconteceu. Recupera a consciência no quarto de um hospital para onde não pretendia ir e começam a suceder pequenos acontecimentos, pequenos pormenores, que indiciam mau augúrio.
Toda a trama de desenrola no hospital com o passado a imiscuir-se algumas vezes pelo meio, a levantar questões e dúvidas, e a colocar-nos ao corrente de certas situações. É notável a capacidade da autora para criar uma história que se passa, toda ela, no mesmo local sem que se torne aborrecida ou repetitiva.
São abordadas questões como a culpa da mulher que não consegue engravidar e a decorrente estigmatização do casamento, o tormento da infertilidade e as intervenções médicas para reverter a situação, a culpa de uma mãe face a um parto prematuro, o mito do amor à primeira vista que arrebata o coração de todas as mães e o vínculo imediato ao bebé, o mito de que um bebé vem ajudar a resolver os problemas do casal, e a ténue linha que separa a intuição de uma mãe de uma ala psiquiátrica.
Será que o bebé de Sasha, a personagem principal, foi mesmo trocado à nascença? Terá acontecido algo ainda pior que leva o hospital a ocultar o sucedido? Terá sido um acontecimento premeditado ou fortuito? Para ficarem a saber, têm de ler.
O livro lê-se rápido, a escrita é muito fluida e a história bem interessante. Consegue muitas vezes deixar-nos também na dúvida de qual será a realidade.
Boas Leituras ❤️