Título: Minha Sombria Vanessa
Autora: Kate Elizabeth Russell
Edição: Outubro 2020
Tradução: Susana Serrão
Páginas: 336
Editora: Edições Chá das Cinco
ISBN: 9789897104435
Sinopse
Um romance explosivo e perturbador que explora as dinâmicas psicológicas da relação entre uma adolescente ingénua… e o seu malicioso professor.
Em 2000, Vanessa Wye é uma adolescente de 15 anos ambiciosa e solitária. Sonhando ser escritora, não se importa de estar sempre sozinha, mas abre uma exceção quando Jacob Strane, o seu professor de inglês, lhe começa a dar mais atenção. Antes que Vanessa tenha consciência, iniciam uma relação, e ela acredita que ele realmente a ama.
Em 2017, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual. Vanessa fica perante uma escolha impossível: ficar calada, acreditando que se havia envolvido voluntariamente naquela relação… ou redefinir a sua grande história de amor como mera violação. Por um lado, não quer rejeitar esse primeiro amor, o homem que a transformou e tem sido uma presença constante na sua vida. Por outro, será possível que ele seja muito diferente do que ela pensava? Será ela apenas mais uma vítima?
Alternando entre passado e presente, Minha Sombria Vanessa é um retrato excecional de uma adolescência conturbada e das suas consequências, levantando questões cruciais sobre liberdade, consentimento, abuso e vitimização, captando de forma brilhante uma cultura em mudança que transforma as nossas relações e a própria sociedade.
Opinião
Este livro traz ao de cima temas muito atuais, bem como interessantes do ponto de vista da consciencialização social, como o abuso de menores, o consentimento, a saúde mental.
Enquanto leitores, vamos assistindo à manipulação dissimulada de um predador sexual, professor de profissão, face à sua aluna, Vanessa, aos seus jogos de sedução, à bajulação, para alcançar aquilo a que se propõe; Como vai lançando as redes, como que a experimentar o terreno, e semeando a dúvida na cabeça da vítima, que nunca se vê a si própria enquanto tal.
Mesmo quando Vanessa é adulta, não se consegue libertar do jugo que este abusador exerceu e continua a exercer sobre si. Prova disso é que, para além de nunca ter perdido o contacto com ele, defendeu-o sempre, mesmo quando surgem dúvidas na mente de Vanessa, esta continua a assumir toda a responsabilidade perante a situação, embora os sentimentos de culpa, que rapidamente afasta, ditem precisamente o contrário.
A autoestima é sempre inexistente, quer na fase adulta, quer na adolescência, adotando propositadamente comportamentos de risco que colocam em causa a sua integridade física, psicológica e emocional.
Apesar de não se considerar vítima dos abusos do professor, Vanessa expressa muitas vezes uma ambivalência de sentimentos em relação a tudo o que envolve a sua realidade, uma confusão ao nível moral, o que é certo e o que é errado, que inevitavelmente a faz procurar apoio psicológico. E mesmo assim, este passo não foi por sua iniciativa, mas sim por parte de alguém que a determinada altura faz parte da vida de Vanessa. Não se sentindo como vítima, mesmo assim assume um estigma de autocomiseração e de vitimização perante outros em algumas situações.
Toda a narrativa decorre em dois momentos, o passado (a suposta história de amor entre Vanessa e o professor Strane) e o presente (a forma como Vanessa gere esse passado dentro de si e como continua subjugada pelo seu abusador), e é relatada na primeira pessoa na voz de Vanessa.
Em relação à tradução, não posso deixar de referir que me pareceu muito forçada, pouco fluida, repetindo vezes sem conta as mesmas expressões ou palavras. Quanto à revisão, também me parece que falhou o seu papel, circunstancialmente.
Sendo um livro que ganha, claramente, visibilidade pelo movimento #metoo, sinto que houve qualquer coisa que faltou, nem sei bem explicar o quê, porque, ao contrário do que esperava, não consegui estabelecer uma relação empática com as personagens.
Ainda assim, recomendo a sua leitura já que nos alerta para questões sociais muito pertinentes e muitas vezes pouco esclarecidas, especialmente no que diz respeito ao consentimento sexual de um menor perante um adulto.
Boas Leituras ❤️