Opinião: «O Lado Negro da Mente» de Kerry Daynes

Título: O Lado Negro da Mente

Autora: Kerry Daynes

Edição: Fevereiro 2020

Tradução: Rute Mota

Páginas: 240

Editora: Bertrand Editora

ISBN: 9789722538367

Sinopse

«Toda a minha carreira se baseia no trabalho que desenvolvo com indivíduos que cometeram crimes graves e no apoio que presto às vítimas na sua tentativa de superar o trauma. Vítima ou criminoso, lido com seres humanos nos seus momentos de maior desespero.»

Bem-vindo ao quotidiano de uma psicóloga forense. Não há dois dias iguais. Não há pacientes previsíveis. O trabalho é muitas vezes perigoso e quase sempre inquietante.

Kerry Daynes trabalha de perto com alguns dos criminosos mais violentos e desafiantes das prisões e hospitais psiquiátricos do Reino Unido – e também com as vítimas dos seus crimes. O seu dia é passado olhos nos olhos com o lado negro da mente humana, a tentar entender as ações brutais de homens e mulheres que foram condenados pelo sistema judicial e a ajudá-los a encetar o caminho para se tornarem cidadãos respeitadores da lei.

Mas olhar para o abismo todos os dias tem os seus custos, e o testemunho lúcido e rico de Daynes mostra-nos os perigos pessoais e profissionais que ela incorre e as experiências e pessoas que mais a influenciaram como psicóloga forense. O Lado Negro da Mente é uma viagem inesquecível às causas do comportamento humano mais extremo e a um conjunto de sistemas mal adaptados para lidar com ele.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

Já andava com vontade de ler este livro há algum tempo e quando descobri que ia sair um novo título da autora em Portugal, Causas Ocultas, não adiei mais.

Este é um livro sobre a incursão de uma psicóloga forense num mercado de trabalho misógino, chegando a ser repugnante a forma como as mulheres são tratadas, o que nos leva à questão de quantas mulheres não deixarão de exercer a profissão para a qual se qualificaram em detrimento do comportamento masculino totalmente inadequado.

Felizmente, não foi o caso da autora, que nos relata como ultrapassou situações difíceis relacionadas com o preconceito, dando-nos conta do seu percurso laboral com alguns vislumbres da sua vida pessoal.

Uma leitura muito fácil de acompanhar, de linguagem simples e fluida, com alguns apontamentos de humor e sarcasmo. Por vezes, até nos esquecemos de que estamos a ler não ficção.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *