Título: O País das Laranjas
Autora: Rosário Alçada Araújo
Edição: Outubro 2019
Páginas: 240
Editora: ASA
ISBN: 9789892346786
Sinopse
Com apenas 10 anos, Martha parte para Portugal com o irmão Peter. Estamos em 1949 e a fome e o frio fazem parte do seu quotidiano, já que a Áustria, a sua terra-natal, é ainda um país destruído pela Segunda Guerra Mundial.
Chegados a Lisboa, os dois são inesperadamente separados e Martha vai viver para a Covilhã, no seio de uma família abastada que a recebe com todo o amor e um conforto que nunca antes experimentou.
Martha irá viver dias inesquecíveis, que ficarão para sempre guardados nas memórias da sua infância. Mas não poderá separar estes tempos de felicidade das recordações da guerra que traz consigo, das saudades do irmão e da mãe, da tristeza por não se lembrar das feições do pai e ainda de algumas peripécias que acontecem na casa onde agora vive.
Quando o regresso à Áustria se aproxima, Martha vê-se obrigada a pensar em quem é realmente e a que lugar quer pertencer.
Opinião
Um livro juvenil sobre o impacto da Segunda Guerra Mundial nas crianças. O ponto de partida é excelente por isso fiquei um pouco desiludida com a forma como a temática foi tão pouco desenvolvida ao longo da narrativa.
Estamos perante uma pequena história sobre uma menina austríaca, Martha, de dez anos que, para fugir da guerra, é enviada pela sua família para Portugal, com o apoio da Cáritas. É acolhida por um casal abastado na Covilhã de forma a garantir a sua segurança.
Tirando umas pequenas peripécias infantis, a narrativa não se desenvolve, pouco se passa de significativo. Corre tudo tão bem a Martha com a nova família que ela fica com vontade de ficar para sempre e deixar a sua verdadeira família para trás. Aliás, começa logo a chamar mãe e pai ao casal que a acolhe. Ao mesmo tempo, acompanhamos um pouco a dor da verdadeira mãe da menina através de cartas que envia.
Apesar do potencial, mesmo tratando-se de um livro para os mais novos, a autora optou por romancear demasiado a narrativa. Se estão à procura de uma leitura leve, despretensiosa e muito cor-de-rosa, encontram aqui o livro ideal.
Boas Leituras ❤️