Título: O Retorno
Autora: Dulce Maria Cardoso
Edição: Outubro 2011
Páginas: 276
Editora: Tinta da China
ISBN: 9789896711160
Sinopse
1975, Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras. Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos não têm para onde ir nem do que viver. Rui tem quinze anos e é um deles.
1975. Lisboa. Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retornados — um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia. A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança. África sempre presente mas cada vez mais longe.
Opinião
Que livro fabuloso! Ainda não o tinha terminado e já o estava a recomendar aos meus.
O Rui é o narrador, um adolescente que se viu enredado nas malhas do ódio e que, juntamente com a sua família, teve de regressar subitamente de Angola para Portugal com tudo o que isso implica, deixar tudo para trás: a casa, os bens materiais, os amigos, a cadela, a vida.
Este é um livro sobre a descolonização e os retornados, sobre os preconceitos nas suas mais variadas facetas, sobre o medo, a intolerância, a saudade, a desilusão, a família, a união.
Este é um tema que me é caro já que se relaciona intrinsecamente com o passado da minha família, histórias que ainda hoje oiço contar. Não há como não sentir empatia pelas personagens e perceber um pouco melhor a sucessão dos acontecimentos dos portugueses que tiveram de retornar à metrópole.
É uma leitura dura e intensa, com uma escrita crua, soberba, que tão bem retrata a sociedade portuguesa daquela época. Não queria parar de ler. Que pena ter acabado, queria ficar a lê-lo para sempre.
É o primeiro livro que leio da autora, mas certamente não será o último.
Boas Leituras ❤️