Título: Os Rapazes de Nickel
Autor: Colson Whitehead
Edição: Setembro 2020
Tradução: Hugo Gonçalves
Páginas: 248
Editora: Alfaguara
ISBN: 9789896658168
Sinopse
Colson Whitehead regressa com a história de dois amigos que lutam pela sobrevivência num reformatório para jovens, num país e num tempo em que a cor da pele determina demasiado.
O seu destino acaba no reformatório Nickel, uma instituição que se vangloria de fazer dos seus rapazes homens honrados e honestos. Mas por trás da fachada de rigor esconde-se uma câmara de horrores.
Do aclamado autor de A Estrada Subterrânea chega-nos esta história baseada em factos reais, de dois amigos que lutam pela sobrevivência num reformatório para jovens onde, por trás da fachada, se esconde uma câmara de horrores.
À medida que o cerco aperta no reformatório, parece haver apenas dois caminhos possíveis: fugir ou aceitar o cruel destino dos que ousam rebelar-se. Turner, o novo amigo de Elwood, está convicto de que a solução passa por repetir a crueldade dos opressores. Já Elwood acredita que é possível seguir o pacifismo que Luther King advogava. O cepticismo de um e o idealismo do outro levá-los-á a desembocar numa decisão com repercussões inescapáveis.
Baseada no caso real de um reformatório da Flórida que destruiu a vida de milhares de jovens, Os rapazes de Nickel é um romance de brutal impacto emocional. Uma obra literária que exibe a pujança de um escritor em plena forma, que explora a ferida aberta da segregação racial nos Estados Unidos e levanta uma poderosa voz contra a injustiça.
Opinião
Um livro sobre o racismo e a segregação racial com uma escrita simples, mas brutal, capaz de nos transportar para dentro da narrativa, permitindo criar empatia com as personagens.
Elwood, um jovem negro com a possibilidade de um futuro brilhante, vê-se enredado, devido a um mal-entendido, nas malhas do preconceito, experienciando o inimaginável no reformatório da Nickel.
Nickel é uma escola masculina cujo objetivo é formar rapazes para a vida, corrigindo os seus comportamentos socialmente desajustados. Ao longo da narrativa, vamos sendo confrontados, para lá da segregação, com um antro onde os rapazes são vítimas de abusos laborais, físicos e até sexuais, um antro de corrupção e maus-tratos.
Não sendo uma história real, é baseada em factos verídicos, o que a torna ainda mais chocante e confrangedora. A leitura é muito dura, narrada sob diversos espaços temporais. Apesar do final algo abrupto, é uma leitura que recomendo muito. Gostava que a narrativa se tivesse prolongado por mais um pouco.
Boas Leituras ❤️