Opinião «Pessoas Altamente Sensíveis» de Dra. Elaine N. Aron

Título: Pessoas Altamente Sensíveis

Autora: Dra. Elaine N. Aron

Edição: Abril 2021

Tradução: Marta Neves Cruz

Páginas: 344

Editora: Lua de Papel

ISBN: 9789892350301

Sinopse

Precisa de estar sozinho todos os dias, nem que seja alguns minutos?
O barulho e a confusão afligem-no?
As pessoas à sua volta acham-no demasiado tímido ou reservado?
Se respondeu sim a tudo, há fortes probabilidades de ser uma Pessoa Altamente Sensível (PAS).

Mas não se preocupe, faz parte de uma família numerosa: estima-se que entre 15 a 20 por cento das pessoas (e, curiosamente, dos animais) partilham este traço de personalidade, descoberto há 25 anos pela Dra. Elaine Aron. A autora, psicóloga clínica de renome internacional, e ela própria altamente sensível, dedicou grande parte da sua carreira a estudar as pessoas altamente sensíveis (PAS).

O essencial das suas conclusões está neste livro, que começa justamente com um teste genérico para avaliar o grau de sensibilidade do leitor.

Uma vez feito o diagnóstico, as PAS encontrarão aqui conselhos práticos para enfrentar a agitação e ansiedade:

  • Testes específicos para perceber as suas sensibilidades particulares (pois somos todos diferentes).
  • Ferramentas para reenquadrar as experiências do passado – ou seja, se hoje olhar para a sua infância sabendo que é uma PAS, vai recordá-la de forma muito mais positiva, reforçando a autoestima.
  • Dicas para melhor usar a alta sensibilidade.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

Este é o segundo livro que leio sobre o tema da alta sensibilidade. Talvez por isso, não me tenha atingido com tanta força como o primeiro que li, já há uns anos, e que me marcou bastante. Refiro-me a O Poder da Sensibilidade de Kathrin Sohst (Editorial Presença, 2018). Conto fazer a sua releitura em breve.

Sim, sou uma pessoa altamente sensível (PAS), e cada vez que me apercebo que existem outras pessoas como eu, que compreendem, que não julgam, sinto-me um pouco mais feliz, mais aliviada até. E havendo estudos científicos que sustentam a teoria em causa mais importante se torna para mim. É bom sentir que tenho onde me apoiar.

Centros comerciais, compras, luzes fortes, música, esqueçam, não é para mim. Só consigo tolerar durante um determinado período de tempo. Depois disso, já ninguém me atura. Nem sequer eu a mim própria!

É por estas e outras características que, de vez em quando, preciso de fazer um refresh sobre o tema, uma espécie de biblioterapia, para me relembrar que esse traço de sensibilidade faz parte de quem eu sou, é mais normal do que possa parecer e que não tem de ser incapacitante, é até possível utilizá-lo a meu favor.

Este livro tem alguns testes para definir o tipo ou tipos de sensibilidade de cada indivíduo. Confesso que não os realizei, não sinto necessidade de efetuar essa autoanálise, sei exatamente quais são as minhas condicionantes e as minhas potencialidades.

É um guia que conta com muitos exemplos, muitos estudos de caso, histórias reais, conselhos… Por vezes, torna-se até um pouco repetitivo. Talvez para quem leia sobre esta temática pela primeira vez, tal não aconteça. E, claro, estamos em Portugal, o que significa que algumas destas contribuições estão desfasadas da nossa realidade.

Um livro cuja primeira edição remonta de há 25 anos, sofreu algumas atualizações em função de pesquisas e estudos científicos que foram tendo lugar ao longo do tempo. Um importante auxiliar repleto de informações preciosas para que não nos sintamos sozinhos neste mundo cada vez menos empático e mais competitivo.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *