Opinião «Psicoterapia – Um caminho para a felicidade» de Cristina G. Camões

Título: Psicoterapia – Um caminho para a felicidade

Autora: Cristina G. Camões

Edição: Abril 2019

Páginas: 188

Editora: Ideia-Fixa

ISBN: 9789898906090

Sinopse

O maior desafio do Homem é o caminho que faz aos bastidores de si mesmo. Nunca mais seremos iguais depois de enfrentar um processo psicoterapêutico. Esta obra perspetiva mostrar este caminho desmistificando o papel do psicólogo na sociedade e a própria Psicologia enquanto ciência. Neste livro, o leitor fará uma viagem aos bastidores do teatro que se passa dentro de um consultório de Psicologia.

Que trilhos, que caminhos, que aspetos poderão ser mudados em si enquanto ser deste mundo? A psicóloga contribui de algum modo para desmistificar a Psicologia Clínica, de uma forma livre, tranquila e verdadeira. O que irá ler é fruto de mais de uma década e meia de prática clínica e de milhares de horas a escutar os outros e a ajudá-los a encontrar um caminho dentro de si.

O leitor viajará sem dogmas, sem máscaras aos bastidores do palco principal da viagem a dois que é o processo psicoterapêutico. São variadíssimas as questões que se colocam quando pensa recorrer a um psicólogo: como é que alguém pode mudar apenas a conversar? O psicólogo vai-me dar conselhos? O que acontece numa consulta? De forma simples e direta, encontrará as dez principais razões para fazer Psicoterapia.

De que modo poderá beneficiar deste caminho de descoberta ao interior de si mesmo?
Ao longo destas páginas, o leitor fará uma viagem que o levará a respostas acerca do seu sentido de vida, do seu crescimento e elevação espiritual.
Poderá também deslumbrar um caminho para encontrar a felicidade.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

Uma leitura muito acessível e, talvez, o primeiro passo para se dar início ao processo psicoterapêutico. Nunca como hoje se falou tanto em saúde mental, embora continue a ser vista como tabu.

«O facto da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerar a depressão a doença mais incapacitante deste milénio leva-nos a refletir profundamente.» (pág. 79)

«O paciente não é visto como um ser doente e incapaz, mas, sim, como alguém que viu o seu processo de desenvolvimento interrompido por qualquer motivo e que tem agora a oportunidade de o organizar e estruturar.» (pág. 29)

Este livro vem desmistificar o peso da depressão, da ansiedade, das fobias e de como podem ser ultrapassadas com o auxílio da Psicoterapia. É sobre a consciencialização de que é preciso pedir ajuda quando dela se necessita, não apenas quando nos sentimos desesperados, há que reconhecer os sinais anteriores.

«Tentar compreender algo que vai além dos seus princípios éticos, morais ou ideológicos é o mesmo que ser torturado diariamente.» (pág. 66)

Um precioso contributo para realizarmos uma introspeção ao fundo do nosso ser. Parece que a dimensão da espiritualidade também é uma característica inerente ao ser humano enquanto tal, embora muitos de nós pareçam desvalorizá-la.

«(…) a felicidade é viver no momento presente e resulta (geralmente) de coisas simples.» (pág. 152)

Achei um livro bem interessante. A autora esforça-se por adotar uma linguagem clara e acessível a todos os leitores. Se gostam de explorar sobre a mente humana e os seus caminhos tortuosos, encontram aqui uma forma de aprofundar os vossos conhecimentos.

«Sem aceitarmos o nosso lado mais negro, nunca poderemos mudar.» (pág. 48)

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *