Título: Rumo a Casa
Autora: Yaa Gyasi
Edição: Março 2017
Tradução: Maria do Carmo Figueira
Páginas: 344
Editora: Presença
ISBN: 9789722359771
Sinopse
Effia e Esi, meias-irmãs, nasceram em aldeias diferentes do Gana do século XVIII. Effia casa com um inglês e vive confortavelmente no Castelo da Costa do Cabo. Já Esi, sem que Effia saiba, vê-se aprisionada nas masmorras do mesmo castelo, vendida como escrava e enviada para a América. O Regresso retrata magistralmente o suceder de gerações a partir de Esi e Effia, no Gana e nos Estados Unidos da América.
As duas descendências, com os seus episódios íntimos, belos e dramáticos, mostram-nos a história da escravatura e da cultura afro-americana nos continentes africano e americano até à atualidade, lado a lado num fio que se poderá unir. Esta estreia literária de Yaa Gyasi, nascida em 1989, arrebatou a crítica e os leitores, tornando a autora numa das vozes mais promissoras da literatura norte-americana.
Opinião
Neste livro somos convidados a percorrer uma linha cronológica dividida em duas linhagens do mesmo sangue, tão diferentes uma da outra, até que convergem. Nela vamos tratando de temas como a escravatura, o colonialismo, o racismo, a segregação, a independência e a liberdade.
É uma leitura muito dura, muito focada nos escravos, na forma como eram tratados, histórias de horrores inimagináveis, violações, maus-tratos, humilhações. Transmite-nos tão bem a dinâmica que o homem branco veio introduzir no seio das relações entre os povos africanos. É muito triste, deprimente, mas com uma escrita tão boa que não queremos parar, queremos saber mais e mais.
Retrata as relações entre as tribos africanas e a sua evolução, ao mesmo tempo que acompanhamos as lutas do povo afro-americano contra o racismo e a segregação, através das gerações, entre a segunda metade do século XVIII e os nossos dias.
Leiam, não se vão arrepender. É um livro muito bem conseguido que vai ficar presente na minha memória durante muito tempo.
Boas Leituras ❤️