Opinião: «Trauma – A Epidemia Invisível» de Dr. Paul Conti

Título: Trauma – A Epidemia Invisível

Autor: Dr. Paul Conti

Edição: Maio 2022

Tradução: Lufada de Letras

Páginas: 256

Editora: Nascente

ISBN: 9789896233785

Sinopse

Imagine uma doença com sintomas externos subtis, mas que se apodera do corpo sem aviso, transmitida de geração em geração, e que dura uma vida inteira se não for tratada. Segundo o Dr. Paul Conti, é desta forma que a sociedade deveria considerar o trauma — como um flagelo oculto com um prognóstico potencialmente fatal.

Trauma – A Epidemia Invisível ilustra a forma como este mal atua e como as pessoas o podem combater e vencer. Todos nós somos afetados pelo trauma, uns mais do que outros. Entender os seus efeitos insidiosos e as suas amplas complicações é vital para traçar o caminho para a cura de todos.

Neste livro irá descobrir:

– Diferentes síndromes pós-traumáticas e os sintomas mais comuns
– Como o trauma altera a biologia cerebral, a memória e as emoções
– Como o trauma individual e coletivo opera ao nível social
– Várias ferramentas práticas para o ajudar a si e aos outros

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Opinião

Neste livro, encontramos não só uma explicação para o que é o trauma, mas igualmente como funciona, como se estabelece e como é difícil de tratar, mas não impossível. E como é ainda, infelizmente, tão desvalorizado pela nossa sociedade.

Claro que os traumas não são todos iguais e nem toda a gente lida com eles da mesma forma. Isso não faz com que deixe de ser importante divulgar e promover conteúdos relacionados com os meandros da saúde mental e as várias formas com que se apresenta.

Neste caso em particular, fala-se de trauma, como se forma e quais são os fatores que o impulsionam e que dão origem, ou estão relacionados, a outros problemas como a ansiedade, a depressão, os ataques de pânico, etc.

Tive pena de que não se focasse mais no tratamento do stress pós-traumático e que salientasse tanto a realidade norte-americana, tão diferente da nossa em termos de cuidados de saúde.

Mesmo assim, é um livro muito interessante. Não me parece que seja capaz de operar uma melhoria significativa nas nossas vidas, mas ajuda-nos, com certeza, a refletir sobre os nossos próprios problemas de saúde, grandes ou pequenos, e a vê-los com outro filtro.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *