Título: Trauma – A Epidemia Invisível
Autor: Dr. Paul Conti
Edição: Maio 2022
Tradução: Lufada de Letras
Páginas: 256
Editora: Nascente
ISBN: 9789896233785
Sinopse
Imagine uma doença com sintomas externos subtis, mas que se apodera do corpo sem aviso, transmitida de geração em geração, e que dura uma vida inteira se não for tratada. Segundo o Dr. Paul Conti, é desta forma que a sociedade deveria considerar o trauma — como um flagelo oculto com um prognóstico potencialmente fatal.
Trauma – A Epidemia Invisível ilustra a forma como este mal atua e como as pessoas o podem combater e vencer. Todos nós somos afetados pelo trauma, uns mais do que outros. Entender os seus efeitos insidiosos e as suas amplas complicações é vital para traçar o caminho para a cura de todos.
Neste livro irá descobrir:
– Diferentes síndromes pós-traumáticas e os sintomas mais comuns
– Como o trauma altera a biologia cerebral, a memória e as emoções
– Como o trauma individual e coletivo opera ao nível social
– Várias ferramentas práticas para o ajudar a si e aos outros
Opinião
Neste livro, encontramos não só uma explicação para o que é o trauma, mas igualmente como funciona, como se estabelece e como é difícil de tratar, mas não impossível. E como é ainda, infelizmente, tão desvalorizado pela nossa sociedade.
Claro que os traumas não são todos iguais e nem toda a gente lida com eles da mesma forma. Isso não faz com que deixe de ser importante divulgar e promover conteúdos relacionados com os meandros da saúde mental e as várias formas com que se apresenta.
Neste caso em particular, fala-se de trauma, como se forma e quais são os fatores que o impulsionam e que dão origem, ou estão relacionados, a outros problemas como a ansiedade, a depressão, os ataques de pânico, etc.
Tive pena de que não se focasse mais no tratamento do stress pós-traumático e que salientasse tanto a realidade norte-americana, tão diferente da nossa em termos de cuidados de saúde.
Mesmo assim, é um livro muito interessante. Não me parece que seja capaz de operar uma melhoria significativa nas nossas vidas, mas ajuda-nos, com certeza, a refletir sobre os nossos próprios problemas de saúde, grandes ou pequenos, e a vê-los com outro filtro.
Boas Leituras ❤️