Título: Um Homem Chamado Ove
Autora: Fredrik Backman
Edição: Maio 2016
Tradução: Alberto Gomes
Páginas: 312
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722358255
Sinopse
À primeira vista, Ove é o homem mais rabugento do mundo. Sempre foi assim, mas piorou desde a morte da mulher, que ele adorava. Agora que foi despedido, Ove decide suicidar-se. Mal sabe ele as peripécias em que se vai meter. Um jovem casal recém-chegado destrói-lhe a caixa de correio, o seu amigo mais antigo está prestes a ser internado a contragosto num lar, e um gato vadio dá-se a conhecer.
Ove vê-se obrigado a adiar o fim para ajudar a resolver, muito contrariado, uma série de pequenas e grandes crises. Este livro simultaneamente hilariante e encantador fala-nos de amizades inesperadas e do impacto profundo que podemos ter na vida dos outros.
Opinião
Nunca na vida iria ler este livro se não me tivesse sido altamente recomendado por várias pessoas. E, ainda bem que o fiz, que surpresa foi do início ao fim. Rapidamente se entra na história e não se quer sair mais.
Uma narrativa dividida em capítulos que se desenrolam entre um antes e um depois, que nos vão dando a conhecer a vida de Ove, uma vida bem dura e difícil que começa demasiado cedo, quando ainda era jovem.
Ove é uma personagem inolvidável! Um velho (não assim tão velho) rabugento, que passa a vida a circular pelo seu bairro para se certificar de que todos cumprem as regras (o que nem sempre acontece), um homem que facilmente se enerva, não tem paciência para ninguém e também não tem papas na língua. Mas que ainda assim, ou por causa disso mesmo, consegue tocar tanta gente de forma positiva. O poder da amizade é incrível!
Não raras vezes, há livros que me fazem largar um boa gargalhada, como também foi o caso deste, mas raramente me conseguem arrancar lágrimas. Em especial quando me dirigia para o fim, as lágrimas teimavam em brotar dos meus olhos.
Um livro pautado pelo humor com situações bastante caricatas (estou a rir sozinha enquanto escrevo esta frase!), mas, caramba!, que livro emocionante e emotivo.
Lindo!
Fico agora com muita vontade de ler Britt-Marie esteve aqui e A minha avó pede desculpa do mesmo autor.
Boas Leituras ❤️
1 thought on “Opinião “Um Homem Chamado Ove” de Fredrik Backman”