«Os Abismos» de Pilar Quintana

Depois do sucesso internacional de A Cadela, publicado nesta mesma coleção, a escritora colombiana Pilar Quintana consolida com Os Abismos – vencedor do Prémio Alfaguara de Romance de 2021 – o lugar de destaque que conquistou nas letras hispano-americanas.

Já nas livrarias.

Sinopse

Claudia tem nove anos e é filha única. A sua vida gira à volta da mãe homónima, já que o pai – com idade para ser seu avô – passa os dias no supermercado que gere com a irmã, casada às escondidas com um tipo muito mais novo. Quando, porém, uma centelha de aventura parece disparar entre este rapaz e a jovem mãe de Claudia, a crise familiar instala-se abruptamente e mergulha a Claudia adulta numa depressão profunda, durante a qual se mete na cama a ler revistas, comentando com a filha como as mortes de Grace Kelly e Natalie Wood não podem ter sido senão suicídios. E, quanto mais a pequena Claudia precisa de esperança, mais a mãe lhe cria temores que a empurram para o abismo, donde nem as bonecas regressam.

Tomando como cenário um mundo em que as mulheres não conseguem escapar a casamentos impostos e prisões domésticas, esta é a história inquietante de como uma criança assume as revelações da mãe e os silêncios do pai para construir o seu próprio mundo, sem saber que, apesar de continuarem todos juntos, a família já ruiu há uma eternidade.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Sobre a Autora

Pilar Quintana (Cali, Colômbia, 1972) é uma das mais aplaudidas e lidas escritoras de toda a América Latina. Estudou Comunicação Social em Bogotá, trabalhou como guionista de televisão e redatora de publicidade. Em 2007, o Hay Festival escolheu-a como um dos mais notáveis escritores latino-americanos com menos de 39 anos.

Foi escritora-convidada na Universidade do Iowa em 2011 e, no ano seguinte, participou no Workshop de Escritores Internacionais na Universidade Baptista de Honk Kong. Foi ainda coautora do guião do filme Lavaperros, realizado por Carlos Moreno. Está traduzida em várias línguas.

Viajou por todo o mundo ao longo de três anos e instalou-se num vilarejo da costa do Pacífico, numa casa sem eletricidade nem água canalizada, donde partiu para Bogotá, onde agora reside. A Cadela representou um marco na sua carreira como escritora, tendo vencido o Prémio Biblioteca de Narrativa Colombiana e sido finalista do National Book Award nos EUA em 2020. O romance Os Abismos valeu-lhe, por sua vez, o Prémio Alfaguara em 2021, um dos mais prestigiantes galardões literários internacionais.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *