«Poder, Prazer e Lucro» de David Wootton

«Mais relevante nas circunstâncias políticas e culturais atuais do que qualquer outro livro que li nos últimos quatro anos.»
Lewis Lapham, The World in Time

«Uma incursão invulgar e fascinante em temas fulcrais da filosofia moral e política, da felicidade à política e do comércio ao amor.»
James Chappel, Commonweal Magazine

«O iluminismo gerou uma série de pressupostos sobre o que são os seres humanos, porque fazem o que fazem, e em que consiste a boa vida. Continuamos reféns desses pressupostos, mesmo sem disso termos consciência, e este livro pede-nos que reflitamos sobre as consequências desse facto.»
Sean Illing, Vox

«A erudição de Wootton é tão vasta como o âmbito da sua investigação […]. Analisa a evolução de três noções inter-relacionadas cujo conjunto, na sua opinião, substituiu o legado moral e religioso do classicismo e do cristianismo.»
Darrin M. McMahon, Literary Review

«Wootton é um dos melhores historiadores do atual panorama anglo-americano.»
Steven Smith, Universidade de Nova Iorque

«As obras sobre a história das ideias podem revelar-se soporíferas, mas não é o caso deste livro, que nos propõe uma análise lúcida de uma revolução determinante no pensamento humano.»
Kirkus Review

«Num livro muito bem escrito, de uma erudição assombrosa, e tremendamente combativo, um dos historiadores mais originais e independentes de hoje ajuda-nos a ver as raízes do iluminismo e o mundo contemporâneo sob uma luz inteiramente nova.»
Stephen Holmes, Universidade de Nova Iorque

«Comprometida e energética, a escrita de Wootton é um exemplo de iconoclastia, imaginação e verve.»
Christopher Brooke, Universidade de Cambridge

«O confronto da virtude aristotélica, modesta e prática, com os apetites insaciáveis é apresentado de forma empolgante, com argumentos metódicos e persuasivos.»
Nicholas Cannariato, The Millions

Sinopse:

Procuramos incessantemente poder, prazer e lucro. Essa procura não tem limites e recorremos a um raciocínio instrumental – ou análise custo-benefício – para os alcançarmos. Julgamo-nos a nós próprios e aos outros pelo grau do nosso sucesso. É um modo de viver e de pensar que parece natural e incontornável. Porém, David Wootton mostra que isso não é verdade. Neste livro, revisita a revolução intelectual e cultural que substituiu os antigos sistemas da ética aristotélica e da moralidade cristã pela jaula de ferro do raciocínio instrumental que agora dá forma
e propósito às nossas vidas.

Author: Sílvia Reis

Professora de Inglês e Alemão e tradutora é, hoje em dia, mãe a tempo inteiro e trabalhadora multi-funções em part-time. O pouco, muito pouco, tempo livre que lhe resta, é utilizado para ler. Podem segui-la no Blog O Dia da Liberdade, no facebook e no instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *