O erotismo e a sexualidade na poesia da Antiguidade Clássica, pela primeira vez, num só volume.
Depois de ter conquistado os leitores e a crítica com Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, o professor e investigador Victor Correia volta a convidar-nos a celebrar, sem preconceitos, o corpo, o erotismo e a sexualidade, no livro Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica. Inédito, este é o primeiro volume publicado em Portugal a reunir os mais sensuais poemas dos grandes autores da Grécia e Roma antigas, de Homero a Virgílio, com traduções de grande qualidade.
Encarado como um licor divino, o erotismo foi talvez o mais íntimo, mas também o mais popular dos tópicos da Antiguidade Clássica. Pioneira na História, esta abordagem da sexualidade tem vindo a manter-se dispersa, e os poemas, individualizados, nunca foram organizados numa só obra. Ciente dessa lacuna, o professor e investigador Victor Correia, doutorado em Filosofia Política e Jurídica pela Universidade de Sorbonne, em Paris, reuniu alguns dos mais sensuais poemas de autores maiores da Grécia e Roma antigas, num único volume. Inédita na edição portuguesa, a antologia Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma antigas inclui mais de duas centenas de poemas de quarenta autores da Antiguidade Clássica, entre os quais: os gregos Arquíloco, Anacreonte, Safo, Homero, Píndaro, Sófocles ou Eurípedes, bem como os romanos Lucrécio, Marcial, Juvenal, Catulo, Horácio, Virgílio ou o grande Ovídio.
Uma seleção criteriosa de grandes poemas, que atravessam, fulgurantes, a nossa mente e o nosso coração, e nos convidam para uma celebração, sem preconceitos, do corpo e dos prazeres que nele se oficiam. As traduções, de grande qualidade, foram graciosamente cedidas pelos seus autores (ou outros detentores dos respetivos direitos, no caso dos tradutores já falecidos), entre os quais Maria Helena da Rocha Pereira, Luís Manuel Gaspar Cerqueira e Albano Martins.
Poemas Eróticos da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma antigas inclui ainda notas biográficas de cada autor. Esta é a segunda antologia de poesia erótica que Victor Correia publica com a editora, depois de ter conquistado os leitores e a crítica com Poemas Eróticos dos Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses, que reúne algumas das 1680 composições eróticas medievais documentadas em Portugal.
Sobre o Autor:
Victor Correia frequentou a Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma – formação em Filosofia. Frequentou também o curso de piano, durante alguns anos, na Escola de Música de São Teotónio, em Coimbra. Licenciado e pós-graduado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Mestre em Estética e Filosofia da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – formações obtidas antes do Processo de Bolonha. Doutorado em Filosofia Política e Jurídica, pela Universidade da Sorbonne, em Paris. Pós-doutorado em Ética e Filosofia Política, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Tem exercido funções de docência na sua área de formação, além de organizar e apresentar comunicações em várias conferências. É membro de algumas associações científicas e culturais. Publicou livros e artigos em jornais e revistas, nacionais e internacionais.