A história de sete irmãos portugueses no Congo Belga, contada num documento histórico.
Um documento histórico, que nos é trazido por Sílvio A. Abrantes, membro de uma família, que, tal como muitos outros portugueses, emigrou para o Congo Belga em meados do século XX.
Conheça a forma como se vivia naquela colónia francófona em África –entre o paraíso das paisagens desconhecidas e os tumultos e conflitos– através de relatos, mapas, fotografias e outros materiais da época.
Disponível a 9 de fevereiro.
Sinopse
Esta é a história de sete irmãos portugueses que emigraram para o Congo Belga em meados do século XX, uns para o mato, outros para a cidade colonial.
O autor, filho de uma das protagonistas deste livro, descreve 35 anos das vivências da família na África Central. Na aventura congolesa, estes irmãos cruzaram-se com personalidades históricas como o general De Gaulle ou o primeiro-ministro Lumumba e viveram eventos que motivaram a fuga de muitos portugueses: os tumultos de 1959, a independência (1960), a revolta dos simbas (1964) e a zairização de Mobutu (1973).
Os acontecimentos da época, na África e no mundo, contextualizam as vivências desta família e de muitos emigrantes portugueses, numa obra ricamente documentada, com dezenas de fotografias, um breve glossário toponímico, uma cronologia histórica e ainda uma lista de conterrâneos que nasceram, viveram ou trabalharam na actual República Democrática do Congo.
Sobre o Autor
Sílvio A. Abrantes é natural de Mangualde (1953) e vive na Maia. Engenheiro eletrotécnico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, aí se doutorou e foi professor e investigador em Telecomunicações durante 40 anos. Trabalhou como profissional liberal, colaborou com o INESC e foi professor visitante na Universidade do Kansas, EUA.
Boas Leituras ❤️