«Reféns das Próprias Emoções» de João Carlos Melo

Um retrato íntimo das pessoas com personalidade borderline

O que é que Marilyn Monroe, Janis Joplin e Amy Winehouse tinham em comum? A pergunta é lançada pelo psiquiatra João Carlos Melo no seu novo livro, Reféns das Próprias Emoções, que ajuda a compreender melhor quem tem de viver com esta perturbação tão angustiante.

«Elas eram excessivas, intensas. Viviam sempre no limite. As relações que estabeleciam eram dramáticas e tumultuosas. Tinham atitudes autodestrutivas. Agrediam-se a si próprias de formas variadas», descreve o autor, que propõe um olhar mais humano, mais terno e mais esclarecido sobre estas pessoas.

Depois de ter abordado o narcisismo no seu primeiro livro, Nascemos Frágeis e Recebemos Ordens para Sermos Fortes, João Carlos Melo volta-se agora para uma condição muito pouco conhecida, apesar de surgir retratada frequentemente no cinema ou na televisão, por exemplo nos filmes Vida InterrompidaGuia Para Um Final Feliz e Diamante Bruto.

Adequado quer ao perito, quer ao leigo, Reféns das Próprias Emoções debruça-se sobre a psicologia e a natureza humanas, com uma linguagem acessível e uma escrita sensível e empática.

Chega às livrarias a 6 de maio.

Sinopse

Na psiquiatria, nem todos os pacientes nascem iguais. A investigação e a experiência de vários terapeutas mostra-nos que há pacientes com quem é mais fácil de simpatizar do que outros. Os pacientes com perturbação borderline da personalidade são pessoas incompreendidas, como incompreendida é a doença que as faz sofrer.

Que doença misteriosa é esta, definida com tanta imprecisão, tantas vezes ignorada ou esquecida e, contudo, capaz de gerar reações viscerais tão consistentes entre os profissionais de saúde que com ela se cruzam? E o que nos podem ensinar estes pacientes sobre o fascinante mundo da psiquiatria e sobre os mistérios da nossa mente?

João Carlos Melo propõe-nos um olhar mais humano, mais terno e mais esclarecido sobre estas pessoas.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

Sobre o Autor

João Carlos Melo é médico psiquiatra, psicoterapeuta, grupanalista e membro titular didata da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG), full member da Group Analytic Society International (GASI) e assistente graduado do Hospital Fernando Fonseca, onde exerce as funções de coordenador do Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria.

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *