Reinvente-se, de Gonçalo Gil Mata

Depois de uma viagem de mota a solo entre Buenos Aires e Nova York, que o motivou a escrever o primeiro livro e a mudar de vida – deixou a indústria do software e tornou-se executive coach –, e de mais tarde ter publicado Ainda não tive tempo, um manual de produtividade e organização pessoal, Gonçalo Gil Mata apresenta um novo trabalho. Reinvente-se desafia os leitores para uma jornada de transformação pessoal sem que precisem de fazer 40 mil quilómetros de motorizada.

A maioria das pessoas é ensinada e incentivada a perseguir sempre a próxima meta ou o próximo objetivo e, muitas vezes, sem que o consiga perceber ou contrariar, acaba presa numa avassaladora roda de hamster, que não lhe permite sequer disfrutar de cada uma das suas conquistas, mas simplesmente a impele para a seguinte, seja na vida profissional, pessoal ou até na relação com os outros. Mas será que esta experiência as torna verdadeiramente realizadas?

Sem oferecer fórmulas de sucesso, Reinvente-se pretende provocar os leitores, fazê-los refletir, motivá-los a quebrar este ciclo e a viverem mais alinhados com os seus valores e as suas prioridades, continuando a cumprir metas e objetivos, não por ansiedade ou sentido de incumprimento, mas de forma fluída e natural. Para isso, partilha ferramentas de introspeção e de navegação, sustentadas em princípios da psicologia, que cada um pode aplicar à sua vida e ao seu trabalho e ainda aplicar esta abordagem em ambiente corporativo, com a segurança de que funciona, garantia dada por João Carreira, CEO da Critical Software.

Numa esclarecedora alegoria, Gonçalo Gil Mata aponta para o momento em que uma criança aprende a andar. Esta não o faz por obrigação, pressão social ou para atingir o estatuto de bebé que caminha, fá-lo porque sim, porque esse é o processo natural de desenvolvimento e porque dessa forma vai poder explorar mais e melhor – e tão ou mais importante, não se preocupa com a sua imagem, se faz ou não figura de idiota enquanto aprende, se cai muitas ou poucas vezes, apenas procura evitar trambolhões desnecessários.

COMPRAR na WOOK

COMPRAR na BERTRAND

CRÍTICAS

“O Gonçalo discute conceitos complexos com uma linguagem simples, visual e muito acessível. O livro não oferece fórmulas de sucesso pessoal, mas partilha ferramentas de navegação extremamente úteis para o caminho de desenvolvimento pessoal de cada um. Mais importante ainda, a abordagem funciona quando aplicada em ambiente corporativo. O impacto que testemunhei na Critical foi extraordinário e transformador. Obrigado, Gonçalo!”
João Carreira, CEO da Critical Software

“Reinvente-se é um primeiro passo para a mudança, ajuda a ampliar perspetivas acerca da vida profissional, pessoal e da relação com os outros, consigo próprio e com o mundo. Oferece ferramentas para a ação que podem promover um ponto de viragem para viver de forma mais alinhada consigo próprio e aproveitar melhor esta viagem.”
Maria Cristina Canavarro, Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra

“Gonçalo Gil Mata desmonta, com mestria e simplicidade desconcertantes, a armadilha da construção mental de que a experiência de cada um de nós emerge mais das circunstâncias do que dos pensamentos. Este livro desperta-nos para a forma como podemos libertar o nosso potencial de concretização, com a tranquilidade e a serenidade que impactam a capacidade de tomar decisões.”
Bernardo Almada-Lobo, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Reinvente-se
Será que atingir metas e objetivos é realmente a fórmula da realização pessoal? Ou será que a sensação de plenitude se consegue de outra forma? Reinvente-se desafia-o para uma jornada de transformação pessoal, de redefinição de prioridades, de modo a sentir-se mais realizado e alinhado com os seus valores mais importantes. Gonçalo Gil Mata guia-o numa reflexão sobre a forma como perceciona as suas experiências e o rumo que quer dar à sua vida, que o levará, de modo consciente e sustentado, a uma nova e melhor versão de si próprio. Este é um livro desafiante que promete ajudá-lo a recuperar a paz interior e a desfrutar da tranquilidade que tanto deseja.

Sobre o Autor:

Gonçalo Gil Mata licenciou-se em Engenharia Informática aos 22 anos. Apaixonado por viagens, aos 30 anos teve a coragem de abandonar um bom emprego para se aventurar numa incrível volta ao mundo de mota. Desde então, dedica-se profissionalmente ao estudo do comportamento humano, das nossas motivações intrínsecas e da realização pessoal em geral. Em 2009 fundou a MIND4TIME – Productivity Consulting, que aplica os conceitos de Engenharia Comportamental à performance das organizações, atuando nas áreas da Produtividade, Comunicação, Liderança, Gestão Emocional e Team Coaching, entre outras. Treinou pessoalmente com nomes de relevo mundial, como Joseph O’Connor, David Allen, Michael Neill e Aaron Turner. Reconhecido orador, colabora com as mais prestigiadas escolas de negócios do país. Publicou os livros BuenaYork (2007), no qual relata a sua grande viagem, e Ainda Não Tive Tempo (2015), sobre gestão de tempo e produtividade pessoal.

Author: Sílvia Reis

Professora de Inglês e Alemão e tradutora é, hoje em dia, mãe a tempo inteiro e trabalhadora multi-funções em part-time. O pouco, muito pouco, tempo livre que lhe resta, é utilizado para ler. Podem segui-la no Blog O Dia da Liberdade, no facebook e no instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *