Este livro, escrito com a ajuda de Rui Miguel Tovar e publicado pela Contraponto, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e do Sporting Clube de Portugal, conta as histórias e memórias do maior caça-talentos do futebol mundial.
Aurélio Pereira é uma das figuras mais queridas e acarinhadas do universo sportinguista. Este extraordinário caça-talentos do futebol mundial descobriu, entre muitos outros, jogadores como Paulo Futre, Luís Figo ou Cristiano Ronaldo. O Senhor Formação leva uma carreira já com 50 anos e muitas histórias para contar, agora reunidas em Ver para Crer – Memórias de Descoberta e Formação de Talento.
Aurélio Pereira fez a formação como jogador de futebol no Sporting Clube de Portugal, mas não chegou a sénior. Foi já com uma carreira de sucesso na área comercial que chegou a treinador, nas horas vagas, para ajudar o irmão. Treinou o Fofó e uma equipa de bancários que não eram bancários no campeonato do INATEL, até chegar novamente ao Sporting. E, a partir daí, fez história.
Para ele, o jogador sempre foi o elo mais forte. Aurélio Pereira é um defensor ferrenho do futebol humanizado, não mecanizado. Aprendeu-o na escola da vida, onde as propinas são mais caras. Transportando atletas para os jogos no seu Mini cor de laranja, dando dormida a outros na sua própria casa, para poderem ir aos jogos, aproveitando fins de semana românticos para ir espreitar peladinhas, Aurélio Pereira tornou-se o maior caça-talentos do futebol mundial. Foram 62 os internacionais pela principal seleção portuguesa que lhe passaram pelas mãos. Nomes como Paulo Futre, Luís Figo ou Cristiano Ronaldo encabeçam uma ista que inclui dezenas de outros craques, nomeadamente Adrien, Beto, Cadete, Carlos Xavier, Dani, Gelson, Hugo Viana, João Mário, João Moutinho, Nani, Peixe, Quaresma, Rui Patrício ou William.
Neste livro, está a montagem da primeira rede nacional de olheiros, estão as histórias de 50 anos dedicados ao Sporting e das descobertas mais proveitosas para o clube, para a seleção e para todos os adeptos de futebol.
Sobre os Autores:
Aurélio Pereira nasceu a 1 de outubro de 1947. Ligado ao Sporting há mais de 50 anos, faz de tudo pelo clube do coração. Primeiro, como jogador, nos escalões de juvenil e júnior; depois, enquanto treinador de todas as camadas jovens (bicampeão nacional de juvenis); e, por fim, como diretor desportivo de todo o futebol juvenil em 1995-96 e 1996-97. Pelo meio, em 1988, foi o pensador e o criador do inédito departamento de recrutamento. Pelos seus olhos, passaram centenas de jogadores, alguns deles os melhores do mundo, como Futre, Figo e Ronaldo.
Rui Miguel Tovar nasceu a 16 de fevereiro de 1977, filho de um lourinhanense e de uma lisboeta. Fez-se jornalista em 1995, no Dia de Todos os Santos (não há coincidências, só boas vibrações). Entrou no Record, graças ao diretor Rui Cartaxana. Em janeiro de 2009, transferiu-se para o generalista i e por lá se manteve até dezembro 2015, altura em que se fez ao piso do mundo do freelance. Atualmente, tem uma presença semanal no programa Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio, da RTP.