“O Vírus, a Cultura e o Futuro” de José Jorge Letria

Os impactos da pandemia na cultura, no pensamento e na ciência

Da literatura à música, das artes plásticas ao ballet, da filosofia à física, dezassete criadores de diversas áreas analisaram, num ciclo de entrevistas feitas por José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), os impactos que o medo e as políticas de combate à pandemia tiveram na cultura, no pensamento e até mesmo na ciência. O livro O Vírus, a Cultura e o Futuro reúne esses testemunhos numa edição para memória futura, que inclui retratos destas figuras captados pelo fotógrafo Jaime Serôdio. 

Que desastre sem precedentes podem a pandemia e o confinamento provocar nos agentes de cultura e na sua relação com o público? Esta questão assolou a classe artística, logo que em Março de 2020 foi decretado o dever cívico de confinamento profiláctico e os consequentes cancelamentos de espetáculos e encerramentos de universidades e de salas de cinema. Os criadores e profissionais de produção foram todos para casa, levando a cultura consigo.

Em Junho, José Jorge Letria, presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, lançou o desafio a figuras da vida cultural e artística portuguesa para que expusessem as suas perspectivas sobre as mudanças que ocorreram neste período à escala nacional e mundial e sobre os desafios futuros da cultura e para a ciência.

O convite foi aceite e nos três meses seguintes o Auditório Maestro Frederico de Freitas, da SPA, recebeu um ciclo de entrevistas a dezassete criadores, entre os quais Lídia Jorge, Mário de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Fiolhais, Pacheco Pereira, Barata-Moura, Fernando Rosas e Olga Roriz.

As dezassete conversas foram transcritas e resultam num livro que agora é publicado. O Vírus, a Cultura e o Futuro dá-nos a conhecer o impacto que esta nova realidade teve nas suas vidas profissionais e pessoais e que futuro auguram para a criação artística.

Uma colectânea de relatos que espelham não só perfis distintos, mas também preocupações vividas, em cada um dos momentos da pandemia, relativamente ao quotidiano, política, ciência e cultura.

Um livro para quem, com os olhos no futuro, quer um debate plural sobre o presente e sobre o futuro da cultura em Portugal.

O Vírus, a Cultura e o Futuro chega às livrarias no dia 2 de Dezembro de 2020.

Uma edição Guerra e Paz com o apoio da SPA.

COMPRAR

Boas Leituras ❤️

Author: Ana Rute Primo

Licenciada em Educação, com especialização em Pedagogia Social e da Formação, empreendedora e autodidata do mundo digital, apaixonada por livros (tanto faz que sejam em papel como em formato ebook), viciada em bibliotecas e livrarias, adora animais e a natureza, preza o silêncio e o bem-estar físico e emocional. Traz sempre a família no coração. Podem segui-la no instagram em https://www.instagram.com/anaruteprimo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *