Título: A Fada Oriana
Autor: Sophia de Mello Breyner Andresen
Ilustração: Teresa Calem
Edição: Fevereiro 2020
Páginas: 96
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-72622-3
Sinopse
Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.
Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade. Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal.

Opinião
Intemporal! Esta leitura, que já fiz umas poucas vezes, transporta-me ao passado, à minha infância. Ao lê-la hoje, lembro-me da voz da minha mãe, da sua entoação nos diálogos, do carinho que punha nas palavras que lia e na história que me contava, como só uma mãe sabe fazer aos olhos de uma criança.
Também eu, já como mãe, fiz a leitura para a minha filha, quando ela própria era criança. Traz-me sempre memórias muito boas e aquela saudade que bate de um tempo que já passou, que já foi sentido e que já foi vivido.
Este livro explora valores como a bondade, a ajuda ao outro, a humildade, a eterna luta do bem contra o mal, com a fada Oriana a encarnar todos estes momentos.
Não vos quero dizer mais para não estragar a surpresa, apenas que é uma linda história infantil, repleta de mensagens bonitas e profundas, que todos, miúdos e graúdos, vão gostar de ler.
Boas Leituras ❤️

